Publicidade
Por que utilizar vídeos como estratégia de comunicação interna nas empresas?
05 de Julho de 2024

Por que utilizar vídeos como estratégia de comunicação interna nas empresas?

CEO da thanks for sharing destaca benefícios da ferramenta

Um levantamento realizado pela Kantar IBOPE Media estima que 99,6% das pessoas no Brasil assistiram a conteúdos em vídeo em 2022.

Por outro lado, o vídeo on-line é consumido por 51% das pessoas ao mês e 32% diariamente. Essa conexão via vídeo se estende para com marcas e empresas. Um exemplo disso é o vídeo ser utilizado como estratégia de comunicação interna. Além de ser um meio de impacto ao público, o recurso pode ser uma ferramenta para traduzir propósitos de marca e atribuir à comunicação da empresa um tom claro e objetivo, que seja igual a todos os níveis da companhia e que objetive reforçar a cultura e minimizar dúvidas.

Publicidade

Especializada em desenvolver estratégias em vídeos, a thanks for sharing é uma produtora de vídeo motion design que oferece inteligência e experiência audiovisual. Ao apostar em metodologias ágeis e processos estabelecidos, a empresa utiliza otimização de conteúdos e automatização de vídeos para conectar seus clientes aos seus respectivos objetivos de marca.

A CEO e fundadora da thanks for sharing, Simone Cyrineu, separou 5 razões que ressaltam o potencial do vídeo como facilitador de comunicação interna:

1. Aumento do engajamento de funcionários

“O cérebro humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que texto, ou seja, mensagens importantes sobre mudanças na empresa, atualizações de políticas ou comunicações da liderança são mais impactantes e memoráveis quando apresentadas em formato de vídeo”, detalha Cyrineu.

2. Facilidade de compreensão de informações complexas

Muitas vezes, as informações a serem comunicadas são complexas e detalhadas. O vídeo permite que estas sejam apresentadas de forma simplificada e visual. Diagramas, gráficos interativos e narrações claras ajudam a desmistificar temas complicados e garantem que todos os funcionários estejam na mesma página.

3. Melhoria da retenção de informação

“A informação vista é mais lembrada do que a obtida por meio da leitura. Por isso, os vídeos não só tornam as informações mais acessíveis, mas também ajudam os funcionários a lembrá-las por mais tempo”, ressalta a especialista.

4. Personalização e escalabilidade

Os vídeos podem ser facilmente personalizados para atender às necessidades específicas de diferentes departamentos ou grupos de funcionários. Além disso, eles são escaláveis, permitindo que as empresas alcancem um grande número de funcionários de maneira consistente. Isso é benéfico para treinamentos recorrentes, como programas de integração de novos funcionários ou atualizações de compliance.

5. Flexibilidade de acesso

Com a crescente tendência do trabalho remoto e horários flexíveis, os vídeos de treinamento oferecem a vantagem da maleabilidade. Os funcionários podem acessar o conteúdo de treinamento a qualquer hora e em qualquer lugar, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender no seu próprio ritmo e conforme suas agendas permitirem.

Desde a comunicação interna até treinamentos e conferências, o vídeo possibilita uma maneira envolvente, eficaz e econômica de transmitir informações. Ao adotar essa tecnologia, as empresas não só melhoram a clareza e a retenção das mensagens, mas também se destacam pela inovação e pelo compromisso com a comunicação de qualidade.

Foto: Freepik

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter