Publicidade
Pesquisa da Serasa Experian revela que 7 em cada 10 mulheres afirmam que tecnologia é a profissão do futuro
07 de Dezembro de 2023

Pesquisa da Serasa Experian revela que 7 em cada 10 mulheres afirmam que tecnologia é a profissão do futuro

A tecnologia esta em constante evolução mas ainda existe diversos desafios na inclusão de mulheres

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Serasa Experian realizou uma pesquisa com o objetivo de entender quais são os principais motivos que afastam grupos minoritários do mercado de TI.

Os dados revelaram que 70,8% das mulheres entrevistadas concordam que a tecnologia é a profissão do futuro. Apesar deste alto percentual, apenas 9,4% expressaram ambição de ingressar na área. Foram identificados diversos desafio, como: obstáculos para ingressar nesse campo, carência de habilidades, competências e experiência no âmbito tecnológico, escassez de recursos educacionais e as dificuldades no processo de aprendizado.

Publicidade

O levantamento reflete um cenário que, embora esteja em constante evolução, ainda enfrenta desafios na inclusão de mulheres em tecnologia, realçando a importância de incentivar a participação delas neste setor.

Desta forma, e notório que  a oferta de cursos públicos e projetos gratuitos tem um papel importante na sociedade. Metade dos entrevistados já realizaram cursos livres e técnicos online e entendem que são portas de entrada para o mercado de trabalho da tecnologia.

Inspiração

A Serasa Experian lançou o podcast Donas da Tech Toda em fevereiro deste ano. O espaço é conduzido por especialistas da área de TI da companhia e recheado de conteúdos sobre o setor, além de temas que abordam carreira, desafios, tendências de tecnologia, dados e dicas. A plataforma, também conta com a participação de convidadas, que compartilham seus conhecimentos. O podcast já conta com seis episódios, disponíveis no YouTube da companhia e no Spotify, com um novo episódio todo mês.

Como ingressar na área de tecnologia

Estude e se atualize constantemente

A tecnologia é uma área que está em constante evolução, e é importante sempre se atualizar. Tente aprender novas tecnologias, linguagens de programação e tendências do setor.

Crie uma rede de contatos

Construir uma rede profissional é essencial. Participe de grupos, conferências, workshops e eventos relacionados ao tema.

Desenvolva habilidades de resolução de problemas

Pratique a resolução de desafios e quebra-cabeças, e considere a participação em competições de programação.

Tenha uma mentora

Uma ótima oportunidade para aprender com alguém mais experiente e com conhecimento em sua área de interesse.

Fotos: Pexels

 

Publicidade
Publicidade