Como vimos no artigo “Loja Virtual versus Loja Física – Qual é o melhor investimento?“, uma plataforma de e-commerce é muito mais que uma mera ferramenta. Vimos que trata-se de um conjunto de serviços prestados em continuidade e no contexto de um relacionamento sustentável entre o lojista e sua plataforma preferida.
Mas você sabe exatamente o que é gerenciado na ferramenta disponibilizada pela plataforma de e-commerce?
Por detrás de uma linda loja virtual existe um conjunto de bancos de dados, sistemas e servidores que auxiliam o lojistas a:
– Automatizar o processo de vendas tornando o dispensável a existencia do vendedor como hoje conhecemos. O vendedor passa a ser substituído pela redação e apresentação encantadora e completa sobre o produto em sua página de descrição.
– Organizar o catálogo de produtos, preço e promoções de forma com que o consumidor consiga encontrar o que procura sem precisar do auxílio de um vendedor.
– Viabilizar a comunicação do consumidor por voz ou texto quando tiver suas últimas dúvidas ou quiser negociar preço e condições.
– Organizar todo o conteúdo institucional ou legal da loja. Exemplo: Quem somos, contatos, política de devolução, garantias, selos, etc.
– Viabilizar a criação das páginas de pouso das promoções feitas pela loja realizando assim a estratégia de Inbound Marketing.
– Controlar as finanças provenientes das vendas online.
– Controlar o estoque dos produtos disponíveis na loja virtual, integrar o controle com os estoques de outras lojas e permitir que o produto somente seja solicitado se ainda estiver disponível em estoque.
– Controlar os pedidos e o processo de entrega.
– Controlar a expedição dos produtos rumo ao domicílio do cliente.
– Manter o histórico de compras e de intenção de compras dos clientes.
– Automatizar o pagamento via cartão de crédito, débito e transferência bancária.
– Controlar o faturamento por boleto bancário e no caso da venda no atacado, controlar as comprar com crédito para faturamento à prazo.
– Informar o cliente sobre o status de seu pedido.
Estas são somente algumas das tarefas que pude lembrar que uma boa plataforma pode automatizar. Reflita comigo: na loja física, quantas pessoas são necessárias para fazer o que esta tecnologia faz?