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O que interessa no e-commerce?
08 de Maio de 2013

O que interessa no e-commerce?

Por Cristiano Chaussard 08 de Maio de 2013 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021
Tenho escutado e lido muita besteira sobre e-commerce por aí.
A pauta na imprensa é sempre a mesma: crescimento do mercado, vantagens de comprar na internet e cuidados com os espertalhões.
Entre os especialistas como eu, que escrevem para os lojistas, os temas são bem mais variados. Muitos escrevem sobre “Big Data” e precificação dinâmica, outros sobre a margem de lucro, competição por preços e custos da logística.
Os assuntos são variados e o cliente quase nunca é levado em consideração.
Na loja física o cliente é o rei, na loja virtual, a tecnologia é que tem reinado. Os poucos que sabem encantar o cliente são os que vendem mais. Da mesma forma, as tecnologias que focam em dar liberdade visual à loja e riqueza de detalhes aos produtos são as mais valorizadas pelos os lojistas.
É nessa lógica que eu parabenizo o Magazine Luiza e as Lojas Colombo.
Destaco alguns dos recursos que me encantaram como cliente e que todos deveriam fazer.
– Vídeos demonstrativos dos produtos.
– Atendimento por telefone para qualquer detalhe que o cliente quiser.
– Chat com atendimento feito por pessoas BEM CAPACITADAS e ágeis.
– E-mails encantadores com o status das vendas.
– Produtos de primeira qualidade.
– Sugestões de produtos adicionais que realmente agregam ao produto que estou comprando.
– Rapidez na entrega.
– Devolução fácil e descomplicada.
Isso é o que encanta o cliente.

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