É bem verdade que o RD Summit, evento realizado pela Resultados Digitais, é conhecido por suas palestras de vendas e marketing digital. Mas nesse ano, o evento atendeu mais um segmento de público: os empresários e profissionais do setor de e-commerce. Foram sete palestras falando sobre dados, tendências, estratégia, histórias de sucesso e questões técnicas.
Um tema bastante interessante, tratado por Huxley Dias, da Wine.com.br, foi a questão dos testes A/B. Ainda pouco popular nos e-commerces brasileiros, esse tipo de teste serve para entender o comportamento dos consumidores e como diferenças de design podem afetar a navegação e toda a experiência de compra. Eles devem ser feitos um por vez em um randômico igual para as versões de páginas apresentadas, e monitorados de perto.
Outro ponto importante, dessa vez apontado por Ken Diamond, co-fundador da Escala SEO, é o SEO específico para e-commerce. Muitos empresários esquecem de pontos particulares dessa área, mas essenciais para o bom ranqueamento em mecanismos de busca, como investir em palavras-chave de long-tail, não deletar páginas de produtos sem estoque e não criar páginas iguais para produtos com variação de cor e sim utilizar URLs canônicos, por exemplo. Essa palestra foi importante para lembrar que o e-commerce tem necessidades próprias de SEO que devem ser observadas.
Também foi interessante ouvir a discussão envolvendo o e-mail marketing. Se por um lado é um recurso que pode aproximar o cliente do e-commerce, por outro também pode se tornar uma forma de sabotar esse relacionamento. É preciso encontrar um equilíbrio que permita à loja mandar sua mensagem e promoções sem encorajar o consumidor a se descadastrar daquela lista de e-mails. Parece óbvio, mas muitas empresas pecam nesse ponto.
O sucesso do e-commerce está diretamente ligado às estratégias empregadas na sua gestão. As chances de sucesso são altas, desde que o trabalho seja bem feito. O empresário deve lembrar de que voltar ao básico do comércio eletrônico, como SEO e usabilidade, para não sofrer com as consequências.