Quem nunca ficou com medo de ter seus dados expostos ou até mesmo de descobrir que teve alguma rede social invadida sem o próprio consentimento?
Pensando nisso, a Apple lançou uma campanha sobre privacidade que tem como objetivo evidenciar ao público até que ponto seus dados podem ser usados.
O comercial é protagonizado por uma personagem chamada Ellie, que se encontra em uma casa de leilões. Em vez de oferecer pinturas dos antigos mestres e NFTs, o local – chamado “Dubious” – é administrado por corretores de dados que vendem as informações sobre ela.
Histórico de navegação, transações anteriores e lista de contatos são capturados rapidamente, uma alusão à rapidez e facilidade com que terceiros podem adquirir informações de usuários. No entanto, Ellie consegue destruir todos os vestígios de suas informações e impedir que as vendas sejam concluídas. Ela toca na opção “ask not to track” em seu iPhone 13 e ajusta suas configurações de proteção de privacidade de e-mail, fazendo com que todos na casa de leilões desapareçam.
O filme promove recursos de privacidade como o App Tracking Transparency e o Mail Privacy Protection, que ajudam os usuários a controlar quem pode ver seus dados e quem não pode.
Confira o filme da campanha abaixo: