O novo site da Lancaster foi renovado e oferece nova plataforma, exclusiva para os clientes da empresa, a Lancaster Connect, que foi criada com a fusão de três serviços distintos: Found, Estampoteca e Ideias. O desenvolvimento ficou por conta da Morphy Agência Interativa.
O Found é uma área onde os clientes podem conhecer, comentar e votar em novas estampas criadas pela Lancaster, indicando suas preferências para as próximas coleções e ajudando a empresa a definir o que ficará disponível para uso dos clientes. A Estampoteca, por sua vez, é o espaço onde o cliente pode visualizar todas as estampas disponíveis no acervo da Lancaster, assim como mudar as cores e a quantidade de elementos de cada uma delas para criar estampas exclusivas. É possível ainda salvar as imagens destas estampas para usar em croquis, salvá-las no próprio site para usar depois e até pedir amostras diretamente no sistema da Lancaster, sem intervenção humana. “O intuito foi facilitar para o cliente e dar mais versatilidade para a empresa. É um sistema de alta tecnologia, porém muito simples de usar”, destaca Denis Budag, gerente de projetos na Morphy, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto.
Completando o Lancaster Connect, a área chamada de Ideias é um blog de moda em que a equipe de criação da Lancaster se comunica diretamente com o cliente, falando sobre as principais tendências de mercado e dando dicas na criação e produção de confecções, criando um link com os serviços oferecidos e as estampas criadas. Este espaço virtual está aberto a todos os visitantes do site, não precisando de login e senha, mas aparece também dentro da área restrita com informações exclusivas aos clientes.
De acordo com Anderson Lange, gerente de marketing da Lancaster, essa ferramenta trouxe uma grande evolução para os clientes, especialmente no que se refere à personalização. “Antes do Lancaster Connect, nós já tínhamos a possibilidade de escolha de estampas, coloração e votação, mas era algo despersonalizado. O cliente não conseguia ter um histórico do que era feito e sempre que entrava na plataforma precisava começar tudo do início”, explica. Ele complementa ainda que o projeto valoriza o produto da empresa, pois proporciona uma melhor apresentação das estampas, que funcionam como uma nova embalagem.
A parte aberta do site Lancaster está mais humanizada, com fotos de toda a equipe de desenvolvimento. De acordo com Denis, o objetivo foi mostrar que a Lancaster está focada em pesquisa de tendências de moda e isso se reflete no visual do site. A inspiração para o layout partiu do Pixel Trend, movimento retrô também conhecido como 8-bit, que teve seu início com artistas do underground nova-iorquino e cresceu ao lado dessa cultura nerd a ponto de se tornar uma macro tendência para 2013.