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Ministério das Comunicações projeta resultados bilionários com a chegada do 5G
04 de Maio de 2022

Ministério das Comunicações projeta resultados bilionários com a chegada do 5G

O Brasil terá a geração de um valor econômico total de R$ 1,2 trilhão até 2035

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A indústria, o agronegócio e o comércio são os 3 setores que mais benefícios receberão com a entrada da tecnologia em funcionamento. O comércio brasileiro, com destaque para o varejo, vai receber a injeção de mais de R$ 88 bilhões até 2035, projeta secretária do MCom

Nathalia Lobo, secretária de Telecomunicações, durante o Painel Telebrasil 2022 realizado nesta terça-feira, 3/5, em Brasília, discorreu sobre a chegada do 5G e como o varejo, indústria e agronegócio serão impactados pela tecnologia. Ela destacou estudo da Nokia indicando que a chegada do 5G no país será responsável pela geração de um valor econômico total de R$ 1,2 trilhão até 2035, dos quais, R$ 88 bilhões correspondem ao montante gerado no varejo.

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Além do impacto no comércio varejista, a secretária do MCom lembrou que diversos setores serão afetados pela chegada da tecnologia, “principalmente a indústria e o agronegócio”. Ela exemplificou essa transformação com a cobertura de 35 mil km de rodovias federais com internet de alta velocidade, compromisso assumido pelas operadoras vencedoras do leilão do 5G realizado em novembro do ano passado.

Para Nathalia, a logística de cargas contará com veículos autônomos, monitoramento online, documentos digitalizados e a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para garantir mais segurança aos funcionários e produtos. “Não é só mais um ‘G’. Vamos sair de uma banda larga para uma internet massiva, com vários dispositivos integrados e otimização de estoques, tudo para conseguir chegar ao consumidor final de uma forma mais inteligente”, afirmou.

Lobo lembrou que a tecnologia 5G chega a todas as capitais brasileiras ainda este ano e a todas as demais cidades até o final da década. “A intenção é promover inclusão digital para os brasileiros que ainda não possuíam acesso à conectividade, gerando uma nova demanda para o comércio eletrônico”, afirmou a secretária.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Zack/MCom

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