Mês das Mulheres: A importância da liderança feminina na tecnologia
07 de Março de 2024

Mês das Mulheres: A importância da liderança feminina na tecnologia

Mulheres estão desempenhando papéis fundamentais à frente das empresas do ramo da tecnologia

Twitter Whatsapp Facebook

Na indústria da tecnologia, a ascensão das mulheres a cargos de liderança é extremamente significativa, marcada por muitas conquistas.

Este setor, tradicionalmente dominado por homens, vem testemunhando uma mudança gradual, com mulheres desempenhando papéis fundamentais à frente das empresas do ramo, como é o caso de Michelle Menhem, especialista em tecnologias e CEO da Tech Channel Capacitação, Skymachine e Skytech.

Publicidade

“A presença de mulheres em posições de liderança na tecnologia é fundamental para inspirar outras a ingressarem nesse setor, historicamente dominado por homens. A representatividade feminina não apenas desafia normas, mas também encoraja mais mulheres a perseguirem carreiras nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), promovendo a diversidade de pensamento e habilidades”, ressalta Michelle.

No entanto, a especialista relata que as mulheres enfrentam desafios ao buscar posições de liderança na indústria tecnológica. “Viés de gênero, desigualdade salarial, dificuldade em conciliar trabalho e vida pessoal e preconceito pelo gênero. Esses desafios destacam a necessidade urgente de abordar as desigualdades, promovendo políticas de inclusão e programas de mentoria”.

Para promover a diversidade de gênero em cargos de liderança tecnológica, Michelle explica que as empresas podem adotar medidas como estabelecer metas específicas, investir em programas de capacitação, implementar práticas de recrutamento inclusivas e oferecer políticas que apoiem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Ao ser questionada sobre sua experiência à frente de uma empresa de assistência técnica de celulares, a CEO destaca que nunca enfrentou preconceitos, enfatizando sua postura assertiva e educada como chave para conquistar seu espaço.

“Independentemente do seu ramo de atuação, seja determinada e busque seus sonhos, sem deixar que os obstáculos a impeçam de chegar em seus objetivos”, conclui.

Foto: Reprodução

Publicidade