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Marketing de Conteúdo – Como isso pode ajudar sua empresa crescer.
11 de Janeiro de 2016

Marketing de Conteúdo – Como isso pode ajudar sua empresa crescer.

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O mercado atual é totalmente diferente do mercado em que começamos há muito tempo atrás. Os vendedores eram especialistas das marcas e produtos. As empresas gastavam muita verba em publicidade para encontrar pessoas que precisavam dos seus serviços.

Hoje, quem é o especialista é o comprador. O comprador procura muito mais informação antes de realizar a compra. Sendo assim ele acaba se tornando um mini especialista naquele assunto. 81% dos compradores pesquisam online antes de colocar o pé em uma loja física.

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Aqui é que entra o marketing de conteúdo. Esse é um processo valioso que atrai, informa e envolve o consumidor, ao mesmo tempo que ajuda a promover a marca em si. Normalmente são 03 benefícios que essa estratégia possuí.

    #1 Aumento da presença da marca: Como os compradores estão procurando sempre na internet para encontrar as melhores respostas para suas perguntas, sua marca vai estar lá para informa-lo da melhor escolha e aquisição.

    #2 Aumento da preferencia pela sua marca: O marketing de conteúdo ajuda a consolidar sua marca como um autoridade no mercado. Fortalece sua relação com os compradores.

    #3 Maior alcance, menor custo: Não é uma estratégia a curto prazo, demora para conseguir resultado com o conteúdo. Mas quando chegar lá, você sempre terá clientes qualificados e compradores interessados no seu produto ou serviço.

O Marketing de conteúdo é a resposta para o comerciante experiente, ele é baseado no relacionamento.

Como criar uma estratégia de Marketing de de Conteúdo

Para construir uma estratégia correta de marketing de conteúdo é necessário você sempre pensar em 02 pilares.

    Um modelo ideal de persona

    Uma compreensão da jornada de compra desta persona

Sempre utilize essas estratégias quando for criar conteúdo para o seu cliente/persona.

O que é Persona?

Persona é uma pessoa! – Persona é o seu cliente, quem compra de você. Homens? Mulheres? Casados? Solteiros? Qual idade? Mora aonde? Possuí filhos? Quais atividades eles fazem? Qual a média da renda? Gostam de frequentar quais lugares?

Quando você traça uma estratégia para definir uma persona (seu cliente) qualquer coisa que você faz no Marketing Digital você faz pensando neles. Eles são seus compradores.

O que é jornada de compra?

Jornada de compra são os processos pelos quais seu cliente passa. Vamos a um exemplo:

1- Conhece o produto

2- Procura sobre o produto

3- Ve se o produto possui garantia

4- Estuda mais sobre o produto

5- Começa a ver se outras pessoas compraram o produto

6- Compra o produto

Esse é um processo de compra de uma pessoa. Qual é o processo de compra do seu cliente?

Como criar conteúdo que envolve meu cliente.

Você pode criar vários estilos de conteúdos. Nessa postagem específica vamos mostrar os tipos de conteúdos mais comuns na rede brasileira. Uma estratégia forte de conteúdo além das personas e do processo inclui uma variedade de tipos de conteúdo.

Não se esqueça de sempre pensar nas personas e no processo de compra que este conteúdo específico vai atingir.

Postagens em blogs
Talvez essa seja a mais comum. Sempre coloque sua estratégia de marketing digital no blog da sua empresa. Procure também blogs parceiros para que você possa escrever conteúdos afim de aumentar a presença da sua marca. É interessante ter um consultor SEO nessa área, pois os artigos devem seguir um padrão amigável ao Google.

Ebooks
Os ebooks também são uma estratégia fundamental para quem quer disseminar conteúdo no mundo digital. Os ebooks devem seguir uma estrutura narrativa, incluir um bom design e visual agradável para que não canse a leitura. A dica que damos aqui é: peça o email da pessoa antes de entregar o ebook, assim você cria uma base de emails interessada no seu conteúdo.

Vídeos
Os vídeos podem ser usados pela sua empresa para impactar o seu possível comprador. Eles podem fazer com que sua persona avance no processo de compra. Procure usar os vídeos para informa sobre algum assunto ou solucionar problemas.

Estudos de caso
Procure escrever sobre seus clientes atuais, em que sua empresa ajudou. Construa estudos de caso com histórias completa. Antes da compra, durante e depois. Isso ajuda a manter o foco do conteúdo no valor e resultado. As pessoas gostam de ler estudo de caso.

Infográficos
Esse nome já diz tudo. São informações em forma de gráfico. Use pouco texto e muitas imagens. Procure contar uma história. Crie uma estrutura envolvente.

Slides/Apresentações
Conjuntos de slides é uma grande forma de quebrar ideias complexas em simples passos e pequenos pedaços. Mantenha os slides simples: pouco texto e procure usar muitas imagens.

Se houver alguma dúvida deixe nos comentários abaixo.

Para discussão: você tem usado alguma estratégia de conteúdo para o seu negócio?

Post colaborativo por Matheus Bertoluci

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