A gigante das bebidas está utilizando os dados com “mais precisão” e, consequentemente, gastando menos com o marketing da Pernod Ricard. Tudo isso porque a empresa tem apostado em instrumentos de análise de dados que fazem o monitoramento do investimento em cada campanha.
A fabricante, que é a responsável por grandes marcas de bebidas como: Malibu, Jameson e Absolut, está trabalhando para trazer otimização e mais eficiência no seu investimento em promoção e marketing da Pernod Ricard.
Entre as formas utilizadas estão o Maestria, que auxilia a marca a criar uma estratégia de portfólio, fazendo todo o mapeamento dos momentos de consumo por meio de dados dos clientes. Outra ferramenta é o Vista Rev-Up, que auxilia a empresa a traçar um mapa de chances de promoções e, com isso, realizar o aumento do retorno do valor investido.
O aumento com gastos de marketing da Pernod Ricard está vindo graças a Matrix, que tem como objetivo tornar ótimo o valor investido em pontos de contato e marcas.
“Seremos muito mais precisos em termos de nosso planejamento estratégico e execução nas marcas que ativamos em todo o mundo”, contou Alexandre Ricard, CEO da empresa, aos investidores em uma teleconferência no final de agosto, de acordo com o site Marketing Week.
Investimento do marketing da Pernod Ricard foi recorde
Para termos uma ideia da eficácia destas ferramentas, os gastos com publicidade e marketing da Pernod Ricard, até junho de 2023, bateram recorde com quase 2 milhões de euros de investimento no período, contra 1,7 milhões de euros do mesmo período no ano anterior.
Este investimento é uma representação de um nível mais consistente com 2022 em relação às vendas dos produtos. O custo com publicidade representa 16% das vendas de 2023 da marca.
Os grandes resultados colhidos pela empresa são resultados de mudanças realizadas na parte organização da marca, que foi apelidada pelo CEO de “Projeto Amanhã”. A Pernod Ricard fez uma reorganização na estrutura de liderança para proporcionar uma melhor volta às atividades e melhora nas condições do mercado.
Ricard fez um elogio do sucesso da estratégia traçada até o momento, depois que considerou como um ano financeiro “muito forte”.
Toda esta alteração na estrutura da empresa trouxe resultado no marketing da Pernod Ricard, que teve um aumento de 10% nas vendas líquidas em 2023, chegando a 12 milhões de euros o valor arrecadado. Sendo 8% deste aumento teve o impulso devido ao aumento de valores dos produtos, enquanto 1% aconteceu devido uma mistura de produtos mais rentáveis.
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