Dez leitores do Diário Catarinense de várias partes do Estado formam a equipe do blog Correspondentes de Verão. O público do jornal participará da cobertura da estação contribuindo com conteúdos durante toda a temporada em um formato de jornalismo colaborativo.
A missão dos leitores é contar em textos e fotos o que tem de bom durante a temporada nas regiões de cada um dos municípios que os leitores representam. Eles irão mandar imagens de locais, eventos e cenas de momentos típicos da estação, as praias e o fluxo de turismo do litoral, as cachoeiras da Serra, o calor do Oeste. A ideia é mostrar a cara dessas dez cidades durante a estação mais quente do ano. Além do blog, os textos e as imagens também serão publicados no jornal impresso.
Confira abaixo os dez leitores e as cidades que eles representam:
Clarisse Lewis (54 anos), de Canasvieiras, Florianópolis. Frequentadora assídua da Ilha desde 2004, a pedagoga Clarisse saiu de Porto Alegre e se mudou para Canasvieiras em 2011. Hoje ela é integrante da Associação Pró-Canasvieiras (Aprocan).
Leandro Constante de Souza (24 anos), de Laguna, Sul do Estado. Natural de Laguna, Leandro formou-se em 2012 como Técnico em Radiologia e, atualmente, trabalha como garçom. Leandro trabalha a cem metros da praia do Mar Grosso e aproveita bem o que a cidade e a praia têm a oferecer.
Marcus Aristóteles Zilli (29 anos), de Urubici, Serra Catarinense. Marcus é formado em Engenharia Agronômica e é natural de Urubici. Na cidade, pratica esportes radicais, principalmente bike e enduro. Ele é produtor de vinhos finos de altitude, proprietário de uma pousada e de um empório na cidade.
Maria Cristina Brum (40 anos), de Bombinhas. Amante dos animais e da natureza, a gaúcha Maria Cristina está há 10 anos em SC. Ela mora em Porto Belo e trabalha em Bombinha, onde passa boa parte do tempo trabalhando como comunicóloga, educadora social e defensora do bem-estar animal.
Marivone Batista, de Balneário Camboriú, Litoral Centro. Presidente da Associação dos Guias de Turismo de Balneário Camboriú (Aguitur), Marivone é formada em turismo e hotelaria pela Universidade Federal de Curitiba. Nascida em Vidal Ramos, foi para Balneário Camboriú em 1998 para gerenciar uma empresa de turismo.
Nathan Malagoli (28 anos), da Guarda do Embaú, Palhoça. Nathan nasceu em Rio do Sul e passa boa parte do ano na Praia da Guarda do Embaú, onde faz shows. Nathan é membro do S.O.S Rio da Madre e da Associação de Surf e Preservação da Guarda.
Neuri Folle (42 anos), de Chapecó, Oeste. Natural de Chapecó, Neuri é técnico em Contabilidade. Membro da diretoria do Futsal do Marista/ADEC e da Comunidade Nossa Senhora Aparecida/Trevo, ele passa o verão com a família se refrescando em piscinas e campings nas margens do Rio Uruguai.
Paulo Maluche (62 anos), de São Francisco do Sul, Litoral Norte. Fotógrafo há 42 anos, Paulo é também empresário e está aposentado. Nasceu em São Francisco do Sul, de onde saiu para estudar e para trabalhar. Retornou em 1991 e, desde então, não saiu mais da cidade.
Renato Rabello (39 anos), de Campeche, Florianópolis. O paulista Renato chegou a Florianópolis em 1994, onde morava com pescadores na Barra da Lagoa, pegava onda e trabalhava com mídia e publicidade. Em 1998, construiu sua casa no meio da praia do Campeche. Nas mídias sociais, é dono da comunidade “surfnoquintal”.
Ricardo Sefton (54 anos), de Garopaba, Litoral Sul. Morador da Praia do Silveira Canto do Norte, em Garopaba, há 30 anos, o gaúcho Ricardo fundou a Associação de Surf de Garopaba (ASG) em 1986. Ele gosta de surfar, de prancha, pranchão, remo stand up e kitesurf.