Publicidade
JN estreia hoje previsão do tempo mais tecnológica
09 de Janeiro de 2023

JN estreia hoje previsão do tempo mais tecnológica

Cruzamento de dados promove melhoria da prestação de serviço ao público

Publicidade

O Jornal Nacional apresentará, a partir desta segunda-feira, 9, uma previsão ainda mais didática e assertiva, com mais dados de órgãos federais e avanço tecnológico por meio de inteligência de dados.

As inovações incluem a utilização de imagens com altíssima resolução e tempo de atualização infinitamente menor (de hora em hora para um intervalo de 5 minutos) oriundas dos satélites Goes 16 e Goes 16R – esse último geoestacionário, ou seja, que acompanha o movimento da Terra.

Publicidade

As novidades também envolvem a automação de processos e dashboards com cruzamento de dados dos principais centros de monitoramento e pesquisa do país: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Climatempo. O cruzamento de dados em conjunto com a inteligência analítica de dados da Globo possibilita uma construção estruturada com riqueza de detalhes na previsão.

Dentre os lançamentos estão também infográficos hiper-realistas, com plano de fundo exclusivo para cada capital brasileira, e alertas emitidos ao público, contextualizados para eventos severos, dando destaque à notícia.

Publicidade
Publicidade