Publicidade
Jaraguá do Sul recebe pela 1ª vez a World Robot Olympiad
25 de Agosto de 2025

Jaraguá do Sul recebe pela 1ª vez a World Robot Olympiad

Evento internacional traz disputas, oficinas e mascote robô

A cidade de Jaraguá do Sul recebe a etapa nacional da olimpíada global de robótica World Robot Olympiad (WRO) neste sábado, 30. A Arena Jaraguá será palco do evento e estará aberta à visitação do público de forma gratuita a partir das 10h.

O tema do ano é “O Futuro dos Robôs”, com 112 equipes inscritas. A etapa brasileira conta com duas categorias: a Robo Mission, em que os estudantes desenvolvem robôs e cumprem um circuito de provas em tempo real, e a Future Innovators, que é direcionada para apresentação de projetos, como em uma feira de ciências, com estandes.

Publicidade

Em ambos os casos o trabalho dos alunos será julgado por um grupo de juízes, que a partir de um sistema de pontos devem definir os vencedores. As duas categorias são subdivididas em faixas etárias de Elementary, composta por estudantes de oito a 12 anos; Júnior, de 11 a 15 anos e Sênior, de 14 a 19 anos, e seguem a mesma lógica de equipes de duas a três pessoas guiadas por um treinador, com hardware e software de escolha livre.

As equipes classificadas de cada categoria seguem para a etapa mundial, que neste ano acontece em Singapura, entre 26 e 28 de novembro.
Além de assistir a competição, os visitantes podem aproveitar uma série de atrações: serão dois espaços disponíveis para os visitantes, o Espaço Teens, com oficinas de robôs interativos, e o Espaço Kids, com blocos para montagem. Ao longo do dia serão feitos três sorteios exclusivos para o público geral, com prêmios imperdíveis. Dentro do evento também será montada uma loja oficial do WRO, com acessórios e itens para que o público leve uma lembrança para casa.

Outra atração que vai circular pela Arena Jaraguá e promete encantar o público é o mascote da Robomind, o cão-robô Rob. Fabricado pela Unitree Robotics, o robô pode ser programado para fazer movimentos autônomos. O modelo é similar ao que foi apresentado como novo membro da família do DJ brasileiro Alok em 2024.

André Brandão Sala, CEO da Robomind, empresa organizadora do evento, destaca que a expectativa é que os moradores do município prestigiem o evento, que vai receber jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná para a competição.

“É uma honra para a Robomind trazer pela primeira vez a etapa nacional da WRO para Jaraguá do Sul. Além da competição, pensamos em um evento que envolvesse toda a comunidade, com atrações interativas e a presença do nosso mascote Rob. Queremos inspirar crianças, jovens e famílias a se aproximarem da robótica e da ciência de forma divertida”, afirma.

A etapa nacional da edição de 2024 aconteceu no Ginásio Galegão, em Blumenau (SC), e reuniu mais de 850 participantes de oito estados do país e cerca de 5 mil pessoas em dois dias. O evento classificou três equipes para a etapa mundial, que aconteceu em Izmir, na Turquia.

 

Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade