Publicidade
iPad ou Tablet Samsung: bateria, memória e muito mais
12 de Janeiro de 2024

iPad ou Tablet Samsung: bateria, memória e muito mais

Veja comparativos com as especificações de cada tipo de aparelho e quais são as principais linhas

 

iPad ou Tablet Samsung: Qual o melhor?

Publicidade

 

Os tablets da Samsung e iPads da Apple são indicados para quem deseja ter a liberdade de trabalhar, estudar e se divertir de qualquer lugar sem precisar carregar muito peso. Se esse é o seu caso, saiba que você faz uma ótima escolha ao optar por um deles. Com esses aparelhos fica mais prático e rápido realizar diversas tarefas do dia-a-dia.

Eles permitem ver sites, redes sociais, e-mails e outros conteúdos online de forma remota. Outra utilidade consiste em criar e editar documentos, planilhas, apresentações e ler livros eletrônicos. Também servem para assistir a vídeos, filmes, séries, ouvir música, jogar e até fazer edições de imagens.
De forma geral, são bastante parecidos e úteis, no entanto existem algumas diferenças que tornam um modelo mais interessante que outro. Sendo assim, neste texto está uma comparação entre as especificações dos tablets da Samsung e os iPads. Além disso, há a apresentação das principais séries para você encontrar a melhor alternativa. Confira!

 


Sobre o iPad

Quais são as linhas dos iPads da Apple e as vantagens que elas oferecem? Continue lendo e verifique se esse tipo de dispositivo atende às suas necessidades.

 


Versões do iPad

A Apple costuma apresentar diferentes versões com funções simples quanto moderadas e avançadas nos seus produtos. Portanto, se você optar por um iPad terá como opção os seguintes séries:

● iPad Air: é uma opção mais acessível, leve para carregar e que funciona muito bem com a maioria das tarefas básicas.
● iPad Pro: se destaca pelo desempenho excepcional e tela grande, além de oferecer recursos avançados para trabalhos profissionais.
● iPad: trata-se de um dispositivo intermediário capaz de lidar com algumas atividades pesadas, porém com um custo moderado.
● iPad mini: tem menor preço e tamanho em relação aos outros aparelhos.

Todas as versões consistem numa ótima escolha, pois conta com a qualidade da marca Apple. Então, caso você decida investir em uma dessas linhas para ver excelentes modelos, confira também Os melhores iPads.


Sistema operacional

O iPadOS é o recente sistema operacional para tablets da Apple, parecido com iOS. Essa plataforma foca em ser mais segura que os produtos da Samsung. Ela recebe atualizações ao mesmo que outros dispositivos da marca. Também vem com a App Store que faz um controle rígido sobre os aplicativos publicados.
A interface se torna outra vantagem para usuários que preferem um sistema mais simples de usar, com pouca personalização. A instalação de recursos, como o controle parental que permite restringir o acesso a certos conteúdos, é mais fácil que no Android. Fora isso, funciona bem com os demais serviços da empresa, como iCloud, iMessage, FaceTime etc.

Câmera
A Apple não poupa esforços para levar ao mercado as melhores lentes em dispositivos móveis. Normalmente, a câmera traseira e frontal de qualquer modelo iPad vem com sensores avançados, capaz de produzir fotos e vídeos de alta qualidade. Neles, você encontra tecnologias, como estabilização de imagem, HDR, modo retrato e mais.
Até mesmo em ambientes com baixa luminosidade os iPads tendem a apresentar bom desempenho, por causa de funções, como Smart HDR e o processamento de imagem. Os tablets mais recentes da marca integram uma câmera frontal que permite realizar selfies e até conferências remotamente de forma bastante satisfatória.

Bateria
O consumo de energia nos tablets da Apple depende do modo de uso, características e configurações dos modelos. Mas geralmente possuem uma estimativa de autonomia de até 9 horas com navegação pela internet com plano de dados ativo e até 10 horas pelo Wi-Fi. Contudo, diferente dos tablets da Samsung, a carga não dura mais nas versões básicas.
O iPad mini, por exemplo, fica menos tempo longe do carregador. Por outro lado, o iPad Pro vem com uma bateria robusta para suportar as tarefas de maior intensidade. Em todas as linhas, na média, o preenchimento da carga normal de 0 a 100% leva em torno de 4 horas. Além do mais, em alguns produtos você pode realizar carregamento sem fio.

Memória RAM e interna
A Apple não informa a quantidade de memória dos seus tablets, porém o bom desempenho dos aparelhos é excelente. No geral, os dispositivos conseguem rodar jogos pesados e tarefas complexas sem ficar lento ou travar. No iPad Pro o usuário tem a opção de fazer até mesmo edição de vídeo profissional.
Quanto ao armazenamento, nas linhas iPad Mini, iPad Air e iPad, a capacidade pode ser de 64 GB ou 256 GB. Já a série iPad Pro destaca em versões de 128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB e 2 TB. Além disso, existe o espaço na nuvem iCloud no qual é possível salvar até 5 GB de arquivos de maneira gratuita.

Tamanho e resolução de tela
Se você pretende carregar seu tablet com frequência, o iPad Mini com tela em torno de 8 polegadas é uma ótima escolha. No entanto, se preferir optar por um produto mais intermediário o iPad Air e iPad medem cerca de 10 polegadas. Já a versão iPad Pro de 12 polegadas consiste numa boa alternativa para trabalhar com edição de vídeos.

A resolução de imagem muda conforme o modelo, porém normalmente o número de pixels por polegada chega a 264 PPI. Isso significa que qualquer versão exibe imagens nítidas e ricas em detalhes. Elas oferecem uma prazerosa visualização para assistir filmes, ver séries, fazer videoconferências e editar vídeos.

Compatibilidade com outros dispositivos – Todas
Todas as versões do iPad são compatíveis com a Apple Pencil, uma espécie de caneta eletrônica que permite desenhar e escrever com seu tablet. Também funcionam com teclado, mouse e fones de ouvido via Bluetooth. Junto com um Apple Watch são úteis para realizar controle de músicas, notificações e outras funcionalidades.
A Apple TV pode ser usada para exibir o conteúdo pela televisão e ampliar as imagens que você acessa no aparelho. Além disso, o iPad Pro se destaca e se diferencia dos tablets da Samsung por ter um teclado inteligente que não precisa de conexão Bluetooth e ainda serve como capa protetora.

Sobre o Tablet da Samsung

 

Será que as linhas dos tablets da Samsung oferecem mais vantagens para você? Veja as avaliações a seguir, pois elas podem ajudar a encontrar essa resposta.

Linhas dos tablets da Samsung
A Samsung dispõe de uma imensa variedade de tablets com capacidades básicas, intermediárias e avançadas. No entanto, entre as linhas que mais se destacam recentemente estão:

● Galaxy TAB E: trata-se de uma série com aparelhos com preços mais em conta, fáceis de transportar e que têm bom desempenho ao executar tarefas básicas.
● Galaxy TAB S: é projetada para atender usuários que precisam de recursos avançados, como rodar jogos pesados e fazer edição de vídeo profissional.
● Galaxy TAB A: consiste numa opção intermediária que oferece excelentes benefícios com custos mais acessíveis.

Vale a pena adquirir uma dessas versões, pois normalmente elas possuem ótima qualidade com as atividades para as quais são projetadas. Pensando nisso, para encontrar um modelo mais adequado para você, veja também Os Melhores Tablets Samsung.

Sistema operacional
Por padrão a Samsung inclui o sistema operacional Android com a interface OneUI. Então, o usuário que opta por um tablet dessa fabricante consegue modificar a aparência da tela, instalar widgets e fazer mais personalizações. A sincronização com serviços do Google, por exemplo, Gmail e Google Drive, é mais simples.
Aliás, a Google Play contém mais aplicativos que a App Store, presente no iPads, por isso consiste numa boa alternativa para aqueles que gostam de ter múltiplas escolhas. Além disso, existem vantagens, como a possibilidade de fazer várias tarefas com a tela dividida, modo noturno e outras mais.

Câmera
Com um tablet da Samsung em ambiente com iluminação adequada é possível tirar fotos e fazer vídeos com qualidade impressionante. No entanto, essa capacidade varia de acordo com o modelo. Aparelhos, como da linha Galaxy Tab A, têm lentes na parte traseira a partir de 8 megapixels e na frente de 2 MP.
Contudo, entre os dispositivos da avançada série Galaxy Tab S o sensor principal pode contar com 12 MP e há a câmera frontal 8 MP. Fora essas variações, existem ainda ferramentas, como modos especiais de fotografia, filtros, estabilização de imagem etc. Assim, a melhor escolha nesse caso depende das suas necessidades.

Bateria
Igual aos iPads, a autonomia dos tablets da Samsung varia bastante de modelo para modelo. Todavia, apesar de não ser uma regra, os aparelhos de nível de entrada costumam exigir menos da bateria. Entretanto, existem versões equipadas com altos recursos, como o Galaxy Tab S9 que fica até 10 horas longe da tomada com Wi-Fi ligado.

Fora isso, entre as séries dessa fabricante você encontra produtos com tecnologia de carregamento rápido e sem fio. Há ainda aplicativos para gerenciar o consumo de energia, além de recursos exclusivos voltados para tornar o uso da carga mais eficiente. Em outras palavras, não se diferencia muito dos dispositivos da Apple.

Memória RAM e interna
Diferentes dos iPads, os tablets da Samsung são mais flexíveis e atendem a variadas expectativas. Por esse motivo, entre os produtos da marca estão aparelhos com memória RAM de 3 GB e 8 GB. Com essas medidas, os dispositivos servem para executar tarefas do cotidiano e até executar alguns jogos pesados.
Já o armazenamento, nos últimos lançamentos, tem ficado na faixa de 32GB a 256 GB. Portanto, trata-se de uma alternativa para aqueles que não costumam salvar muitos arquivos no aparelho. Mas, ao contrário dos aparelhos da Apple, existe a possibilidade de expandir o espaço com um cartão microSD.

Tamanho e resolução de tela
Em questão de dimensões, os tablets da Samsung são bem parecidos com os iPads. Há variadas opções de tamanhos, mas geralmente a linha Galaxy Tab E tem dispositivos menores com telas em torno de 8 polegadas. As versões Galaxy Tab A são intermediárias cerca de 10 polegadas e Galaxy Tab A, opções maiores de aproximadamente 11 polegadas.

A resolução das telas varia muito na Samsung, porém elas costumam ser boas o suficiente para você ver séries, assistir futebol e realizar atividades cotidianas. Contudo, caso precise de uma versão que permita trabalhar com edição de vídeos e visualizar gráficos de jogos poderosos, opte pelos modelos da série Galaxy Tab S.

Compatibilidade com outros dispositivos
Por meio de uma conexão via Bluetooth é possível utilizar os aparelhos da Samsung com teclado, mouse, alto-falantes e fone de ouvido sem fio. A série Galaxy Tab S vem com suporte a S Pen que é ideal para quem quer desenhar e escrever no tablet. Nas versões mais recentes há ainda uma capa protetora com touchpad.

Também funciona com TV e monitores com adaptadores específicos conectados pela entrada USB-C. Fora isso, de maneira geral, assim como os iPads, os dispositivos são compatíveis com carregadores sem fio e redes de telefonia 4G/5G. Então, basta encontrar o modelo que atende melhor suas necessidades.

Escolha entre o iPad ou Tablet Samsung e escolha o melhor para você!
Tanto o iPad quanto o tablet da Samsung são excelentes ferramentas para você se entreter, trabalhar ou estudar de diferentes lugares com praticidade. No entanto, é importante avaliar seu orçamento e interesse ao optar por uma dessas alternativas. Sendo assim, pense qual aparelho tem as características mais úteis para seu perfil.

Caso precise de equipamento capaz de rodar tarefas trabalhosas ou jogos com gráficos robustos, considere um iPad Pro ou da linha Galaxy Tab S. Se necessitar de uma alternativa intermediária, prefira um iPad ou Galaxy Tab A. Também reflita sobre as séries iPad Air, iPad Mini e Galaxy Tab E, se desejar algo simples. Então, faça uma boa escolha!

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter