Aproveito o clima de Copa do Mundo e lanço a seguinte questão: quando você coloca um projeto em campo, assim como uma seleção de futebol, o mais recomendado é focar nos fatores relacionados à performance de seus jogadores, certo?
Errado. A analogia traz para o campo as estratégias de futebol, mas a experiência de analisar apenas o “próprio time” não está presente apenas nos gramados, mas apresenta-se como uma prática comum dos profissionais de marketing – equivocada, sim, mas recorrente.
Uma estratégia digital bem fundamentada precisa observar o ambiente competitivo como um todo, pois nesse ambiente é possível extrair dados além da superfície dos sites, analisar fontes de tráfego da concorrência e usá-las para compor a sua estratégia. Com a utilização de ferramentas e plataformas digitais adequadas, é possível identificar quem concorre pela mesma audiência que você, e com quais argumentos chama a atenção do seu público-alvo.
O velho ditado “Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda”, é fundamental na estratégia digital, e o dito popular deve ser um dos principais mandamentos da sua estratégia pois, só assim, será possível conhecer a maneira de agir e a lógica de pensar de quem disputa o mercado com você.
Pré-jogo: inteligência em campo
Entre tantos benefícios desta imersão no mercado, não descarte a enxurrada de insights para aperfeiçoar o seu relacionamento com os clientes, entender por que as pessoas se engajam ou não nas ações de seu concorrente. Aprenda com os erros dele e detecte novas oportunidades de negócio. Lembre-se: o cliente do seu concorrente pode ser seu novo cliente.
A análise competitiva é uma importante fase na construção da estratégia de marketing. Saber o que a concorrência está fazendo vai ter efeitos positivos na tomada de decisões, pois você estará amparado em dados concretos. Aí é só seguir o ciclo: dado que vira informação que, devidamente analisada, se transforma em inteligência.
E esse pode ser o craque do seu time: a inteligência competitiva jogando a seu favor.
Quer entrar no jogo?
Aqui vai uma dica: baixe gratuitamente o White Paper Inteligência para estratégia digital. Nesse material você vai encontrar informações de tráfego dos concorrentes abertas na rede, que podem ser usadas a seu favor. Saber de onde vêm e quem são esses usuários, por onde eles têm acesso ao site e até qual rede social está sendo mais efetiva para o seu concorrente.
Estudar o adversário ajuda a vencer o jogo e o campeonato!
Fernando Palermo, diretor de criação da Talk2.
A Talk2 empresa da holding DOT digital group, oferece estratégias de comunicação digital completas e personalizadas aos seus clientes. Com experiência no mercado corporativo, instituições públicas e privadas do Brasil, a empresa realiza planejamento, análise, monitoramento, gestão de redes sociais, presença digital, SEO, mídia, conteúdo, constrói portais e cria aplicativos.