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Inteligência em Vendas: aprenda como esse conceito pode alavancar as vendas do seu negócio
17 de Maio de 2022

Inteligência em Vendas: aprenda como esse conceito pode alavancar as vendas do seu negócio

Toda empresa busca uma forma de aumentar suas vendas. E, nos dias de hoje, diante de um mercado cada vez mais competitivo, esse objetivo ganha ainda mais força.

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Imagem Pixabay

 

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Por isso, para empreendedores que buscam o crescimento do seu negócio, é fundamental saber como manter suas vendas em uma crescente constante. Apostar na inteligência em vendas pode ser a solução perfeita para quem busca destacar seu negócio.

Afinal, conquistar clientes tem se tornado uma peleja cada vez maior. Muitos são os desafios, como a grande concorrência, a alta exigência dos consumidores e sua mudança de comportamento na era digital.

Com o acesso a informações cada vez mais amplo e irrestrito e a uma grande variedade de opções de compra, é imprescindível para a sua empresa que ela se destaque para conseguir atrair a atenção do público.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa feita pela TIC Domicílios 2019 – Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros, pode-se afirmar que aproximadamente três a cada quatro brasileiros têm acesso à internet. Imagina a quantidade de pessoas conectadas que isso representa? São cerca de 134 milhões.

E é diante desse cenário que, para sua organização continuar se destacando em meio a um mercado competitivo, se torna primordial estabelecer uma estratégia de inteligência em vendas.

Mas, e aí? Como fazer isso? Neste artigo você aprenderá o que é inteligência de vendas e como aplicar isso no seu negócio. Confira!

O que é inteligência em vendas?

Inteligência em vendas pode ser definido como um conjunto de estratégias, ferramentas e práticas capazes de reunir informações mercadológicas que irão embasar as ações tomadas por uma equipe de vendas que, consequentemente, irá vender mais.

Em suma, podemos dizer que inteligência em vendas é estabelecer processos comerciais mais assertivos e que rendam mais vendas por meio do uso da tecnologia, como sistemas e apps que realizam coletas de informações e as analisam.

Um bom empreendedor enxerga nesse processo uma oportunidade de aplicar essas informações obtidas pela inteligência de mercado para aumentar sua previsibilidade acerca das movimentações dos compradores e dos próximos passos da sua concorrência.

Através da inteligência em vendas, qualquer empreendedor se torna capaz de conhecer de maneira profunda seu público e, dessa maneira, sabendo o que fazer para fechar mais vendas.

Há algumas alternativas mais simples como pesquisas com consumidores da concorrência, feedbacks, entrevistas com clientes, ou aquelas que fazem uso da tecnologia como softwares CRM, ERP, e ferramentas de Business Intelligence.

A inteligência de vendas foca em:

● conhecimento acerca de clientes
● capacidades do próprio negócio

Ou seja, ela reúne dados e informações a respeito de:

● hábitos, comportamentos e preferências do público;
● melhores práticas de atendimento e relacionamento frente aos diferentes canais de comunicação utilizados pela organização;
● principais tendências do seu nicho de mercado;
● ações e estratégias aplicadas pelos concorrentes.

Ou seja, aplicar a inteligência em vendas em sua estratégia é uma forma efetiva de perceber as limitações da sua organização e corrigi-las o mais rápido possível.

Entender a inteligência em vendas como uma compreensão mercadológica e incorporá-la aos diversos departamentos de uma empresa faz com que os negócios adaptem-se rapidamente às mudanças no cenário econômico.

 

3 vantagens de investir em inteligência em vendas

Uma vez que os dados e informações a respeito dos seus potenciais consumidores são coletados e analisados, seu negócio pode criar uma aproximação cada vez maior com eles, identificando suas reais necessidades e se antecipando na hora de oferecer uma solução que atenderá suas expectativas.

Confira a seguir, três dos principais benefícios que a inteligência em vendas traz para o seu negócio.

Possibilita a criação do seu perfil de cliente ideal

A partir dos dados coletados por meio da inteligência em vendas, se torna possível criar o perfil de cliente ideal do seu negócio.

Com isso, você se torna capaz de compreender quem tem o perfil mais adequado aos produtos e/ou serviços oferecidos pela sua marca e criar ações de vendas específicas, sendo mais assertivo em suas conversões.


Aumenta a assertividade das decisões

Como a inteligência em vendas está sempre trabalhando com dados precisos e em tempo real, sua prática cotidiana embasa todas as tomadas de decisão de seus colaboradores, fazendo que as decisões tomadas – baseadas em dados e informações – sejam mais assertivas.

 

Diminui custo de aquisição de clientes (CAC)

Com a quantidade de dados e informações precisas que o time comercial tem acesso devido a inteligência em vendas, os processos de captação e prospecção de leads acabam sendo otimizados, o que, consequentemente, aumenta as chances de uma venda ser convertida em menos tempo.

Isso impacta diretamente no CAC (custo de aquisição por cliente) da sua empresa, que será reduzido, já que menos dinheiro precisará ser investido na captura de um cliente.

Inteligência em vendas: como implementar no seu negócio?

Se você chegou até aqui, já entendeu o conceito por trás da inteligência em vendas e conheceu alguns de seus principais benefícios. Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender como aplicá-la em seu negócio na prática.

Vamos lá? Confira abaixo três dicas que separamos para você.

Aposte em um software de CRM de qualidade
Para ter sucesso com suas estratégias de inteligência em vendas é fundamental que a sua fonte de dados seja segura, somente dessa maneira suas análises serão verdadeiramente próximas da realidade e, consequentemente, mais assertivas.

Por isso, é importante que você e sua empresa estejam dispostos a investir em um CRM de qualidade, é nessa plataforma que os dados serão armazenados, registrados e analisados.

Invista em ferramentas de automação
Uma das principais vantagens de investir em softwares de automação é otimizar a rotina da sua equipe de vendas, ao realizar de maneira automatizada as atividades que seriam feitas de forma manual pelos colaboradores.

Um bom exemplo de software de automação é a LAHAR, que por meio de suas soluções te ajuda a gerar relacionamentos, conquistar clientes e crescer seu negócio.

Para empresas que buscam aumentar suas vendas e descomplicar sua estratégia digital, o software de automação de marketing da LAHAR auxilia na atração e nutrição de leads, automação de e-mails e SMSs, criação de landing pages, além de criar relacionamentos e gerar vendas.

Faça benchmarking
Não basta aplicar a inteligência em vendas se não tiver uma estratégia bem estruturada que funcione dentro do seu nicho de mercado. Por isso, estude a concorrência e procure entender melhor seus movimentos.

Busque estar por dentro das seguintes informações da concorrência:

● preço;
● campanhas de atração de novos clientes;
● tecnologias utilizadas, etc.

 

Conclusão

A Inteligência em vendas é fundamental para garantir maior eficiência ao trabalho da equipe comercial e aumentar as chances de conversão. Seus conceitos podem ser aplicados por empresas de qualquer tamanho e área de atuação. Seu objetivo é auxiliá-las em seu crescimento

No entanto, a forma como ela será aplicada pode variar de uma empresa para outra. Mas tudo bem, o que importa é ser cuidadoso em relação à qualidade dos dados e informações coletados, para que sua análise resulte em tomadas de decisões que geram vendas mais assertivas para o seu negócio.

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