Falta menos de um ano para que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) seja implementada totalmente no Brasil. O que mudou desde sua sanção em 2018? O infográfico abaixo foi preparado pela Infobase/Interativa
Prazos
16 de agosto de 2020: fim da implementação da LGPD
85% das empresas declararam não estar prontas para atender a todas as demandas
72% das maiores empresas estão contratando especialistas para esse processo
73% das empresas esperam que a LGPD impacte a estrutura da área de TI
LGPD entre os brasileiros
50% da população conhece pouco a LGPD
25% desconhece totalmente a nova regulamentação
13% declarou que já teve algum problema com vazamento de dados
Jovens são os que mais se sentem seguros em compartilhar seus dados, física ou digitalmente, com empresas
Fiscalização em Pauta
Lei 13.853 – criação da Agência Nacional de Proteção de Dados sancionada em julho de 2019
23 representantes formarão um Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
5 novos órgãos serão implementados
Foi definida a função de Data Protection Officer (DPO), que será obrigatória dentro das empresas
Como se preparar para a virada de chave
Grande parte das empresas ainda precisa se adaptar às exigências da LGPD, que também podem ser utilizadas em suas estratégias de marketing. Afinal, é preciso também cativar o público quanto à importância da proteção de seus dados.
Fontes: Agência Senado, Computer World, Deloitte, Portal gov.br, Serasa Experian, Sociedade Digital.