A Hi-Mídia, empresa de mídia online, traz para o Brasil a Page Karma, plataforma de monitoramento e análise das ações criadas pelas marcas no Facebook. Desenvolvida por um grupo belga composto pelas principais agências especializadas em mídias sociais do país (Social Lab, So.Space and So.Zen) e lançada oficialmente em setembro na Bélgica e na França, a Page Karma fornece uma série de informações sobre a performance das empresas e de seus concorrentes na rede social, o que permite a criação de estratégias de marketing mais eficazes para fan pages.
“A Page Karma é uma ferramenta diferenciada, graças às métricas oferecidas, ao seu sistema de rankings, à comparação entre páginas, categorias e países. Ela permite uma avaliação completa por audiência da página, segmento de mercado e um comparativo com outras empresas do setor e outros países onde está presente”, explica Julien Turri, CEO da Hi-Mídia. Cerca de 30 empresas já utilizam a Page Karma na Europa, entre elas Lancôme Paris, Club Med, Nutella, Tic Tac, Samsung, Ikea e Carrefour.
Composta por cinco módulos que medem a eficácia dos esforços de crescimento orgânico e de engajamento das empresas no Facebook, a ferramenta examina as fan pages das marcas e de seus concorrentes por meio da coleta de dados trackeados, fazendo um mapeamento completo de como os usuários do Facebook interagem com uma página específica ou com múltiplas páginas nos mais diversos segmentos.
Desde o início de 2012, a Page Karma vem trackeando páginas com mais de mil fãs em países como Bélgica, França, Holanda, Espanha e Brasil. A ferramenta mapeia todos os posts veiculados pelas fan pages monitoradas e analisa a cada 15 minutos como o engajamento é construído em cada publicação, incluindo os comentários e “likes” registrados nas páginas e postagens.
O tagueamento em subcategorias relevantes (baseadas em 289 tags específicas) é feito por um time de analistas e especialistas em redes sociais. Na Bélgica já são 2.480 páginas tagueadas; na França, 5.200; na Espanha são 1.146; e no Brasil o número já ultrapassa 3.200.
Dos cinco módulos que compõem a Page Karma, três já estão disponíveis. No módulo Benchmark, é possível criar rankings usando até 14 métricas diferentes (tamanho da página, índice de engajamento, média diária de posts, entre outros) para fan pages distribuídas em uma categoria ou tag específica do Facebook. Também é possível filtrá-las com base no número de fãs. Este módulo oferece de imediato um relatório completo sobre a qualidade das ações executadas na página, assim como as dos concorrentes diretos, de marcas que possuem a mesma audiência ou do segmento em que ela está inserida.
O Cockpit, por sua vez, é um módulo que indica os melhores posts da Fan Page utilizando vários quesitos, como engajamento, likes, comentários e compartilhamentos. Ele também dá um panorama de como os concorrentes e/ou o segmento está trabalhando. O Country Insights é outra métrica que permite visualizar a evolução dos posts e das atividades de todas as páginas trackedas.
Para quem deseja saber qual o melhor horário para postar o conteúdo e obter o melhor resultado nas suas postagens, o Post Guru fornece todos os insights necessários. Até janeiro de 2013, outras duas funcionalidades, Dashboard e Page Affinities, estarão disponíveis. Com elas será possível fazer uma comparação mais detalhada entre as páginas e conhecer a afinidade dos fãs com outras fan pages do Facebook.
Sobre os rankings, abaixo estão dois rankings criados com a utilização da Page Karma, com páginas oficiais dos times de futebol da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2012. O primeiro é baseado nas dez maiores fan pages em número de fãs. O segundo considera apenas as três páginas com mais de 1,5 milhões de fãs para avaliar o engajamento. Os dados foram coletados em 9 de novembro de 2012. É importante frisar que a pesquisa foi feita com base em fan pages oficiais, ou seja, outras páginas não oficiais podem ter um número maior de fãs ou de engajamento, mas as mesmas não foram consideradas nesta análise.
Ranking por número de fãs
Entre as muitas métricas mensuradas, a Page Karma compara o número de fãs de diversas fan pages concorrentes, atualizando, em tempo real, a evolução do crescimento deste número.
Ranking por engajamento
A Page Karma também analisa o nível de engajamento dos fãs por meio do trackeamento de likes e comentários e o compartilhamento de cada post publicado, avaliando a interação dos usuários com a página. Com estes dados, a ferramenta consegue mensurar o nível de engajamento alcançado durante um período e comparar com as fan pages concorrentes.
Para o lançamento da plataforma no Brasil, a Hi-Mídia vai disponibilizar assinaturas com vários níveis de soluções. A opção mais simples oferece um pacote para um usuário, enquanto os planos mais avançados permitem que a ferramenta seja utilizada por vários usuários, nos casos das empresas multimarcas.