Publicidade
Havan adota novas tecnologias para impulsionar expansão multicanal
29 de Outubro de 2020

Havan adota novas tecnologias para impulsionar expansão multicanal

Publicidade

Depois da criação do Havan Labs, com a missão de renovar todas as aplicações, desde a compra e logística à venda em loja física ou na internet, a varejista catarinense Havan dá continuidade ao seu processo de transformação digital. A partir do suporte da Red Hat – empresa global desenvolvedora de soluções open source – e da Service IT – parceiro local da empresa – a Havan implementou tecnologias de código aberto. A principal solução adotada foi o Red Hat OpenShift, que oferece uma plataforma de aplicações em container completa, integrando nativamente Kubernetes e outras tecnologias de vanguarda de containers.

Os novos recursos possibilitaram agilizar a entrega de inovações disruptivas e melhorar a qualidade do desenvolvimento, acelerando o time “to market” do negócio. “O nosso processo de desenvolvimento tinha muitos passos e era bastante demorado. Levavam, em média, seis semanas até as aplicações irem para o ar. Hoje, com as soluções open source da Red Hat, já é possível fazer sua implementação em menos de três dias”, comenta o coordenador de Desenvolvimento do Havan Labs, Eder Varela.

Publicidade

Com um design de infraestrutura aprimorado, a Havan também reduziu o número de bugs e erros no seu ambiente de produção, o que permitiu à equipe se concentrar menos na manutenção e nas correções e mais no trabalho destinado ao usuário final. “Com menos bugs, economizamos tempo. Esse ambiente oferece liberdade e autonomia, e assim poupamos tempo e dinheiro”, destaca o coordenador de Desenvolvimento do Havan Labs.

Mudança cultural e apoio na jornada

A varejista também passou a implementar boas práticas de desenvolvimento, incluindo DevOps. A combinação dos termos “desenvolvimento” e “operações” traduz, na prática, a união de uma abordagem de cultura, automação e design de plataforma com o objetivo de agregar mais valor aos negócios, aumentando a capacidade de resposta às mudanças por meio de entregas rápidas e de alta qualidade.

Varela pontua: “a relação estreita entre a Red Hat e a Service IT, junto ao time de DevOps da Havan, proporcionou que o projeto fosse executado rapidamente e em poucos meses tínhamos toda a estrutura configurada”.

Estratégia multicanalidade

A adoção das novas tecnologias também permitiu à Havan pavimentar sua estratégia de atuação multicanal, ampliando a oferta de soluções como a compra pelo site e a retirada nas lojas. “A Havan já vinha investindo muito nessa integração de canais. As soluções implementadas ajudam a otimizar as vendas do e-commerce e também auxiliam no sistema de entregas, indo ao encontro da ideia de ofertar melhoria contínua para o cliente”, explica o gerente de Contas da Red Hat, Alex Pleszko. No ano passado, a empresa ficou entre as dez mais bem colocadas no Índice de Maturidade Digital (IMD) da Isobar, que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas.

Outra iniciativa de expansão na sua presença digital é a criação de um marketplace. Ainda em implementação, a novidade dever ser anunciada em breve.

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade
Publicidade