A primeira noite do Web Summit 2023, que aconteceu em Lisboa, recebeu grandes nomes do mundo da tecnologia como, por exemplo, Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, Pedro Vasco, da Unbabel, e, inclusive, Katherine Maher, que é a CEO do evento.
De acordo com informações do blog oficial do Web Summit, o principal foco dos temas abordados está a Inteligência Artificial e que, com certeza, será bastante abordado nos próximos dias de evento no Centern Stage.
“Estamos muito felizes e orgulhosos por existirem grandes modelos de linguagem lendo a Wikipédia e não apenas o Twitter de Elon Musk”, falou Jimmy Wales durante a sua apresentação.
Wales aproveitou para afirmar que o ChatGPT não oferece nenhuma ameaça à sua empresa, que fornece informações gratuitas a todos os usuários. Além disso, ele falou que “viemos do mundo do software livre; espírito de código aberto. Tudo na Wikipedia é licenciado gratuitamente. Você pode copiá-lo, distribuí-lo, modificá-lo… comercialmente ou não comercialmente”.
Pedro Vasco, cofundador e CEO da Unbabel, que é uma plataforma de tradução humana movida a IA, também foi um dos grandes nomes da primeira noite.
Ao lado de Cristina Fonseca, sócia-gerente da Indico Capital Partners, ele comentou que “estamos prestes a criar muito mais riqueza e isso é sempre bom para o emprego”.
“A IA irá automatizar grande parte do trabalho que fazemos hoje e devemos aceitar isso”, comentou Fonseca. Ambos concordaram que a IA será uma criadora de empregos e, diferente do que algumas pessoas pensam, não uma destruidora de vagas de empregos.
“Estamos prestes a criar muito mais riqueza e isso é sempre bom para o emprego”, falou Pedro, que acrescentou: “nunca houve um caso em que um aumento do PIB não tenha levado a mais empregos”.
Katherine Maher, CEO do Web Summit, reforçou a importância do evento para a tecnologia
Ainda na noite de abertura do Web Summit, Katherine Maher comentou que “conversas críticas sobre tecnologia, sociedade e inovação” são as principais abordagens do evento.
Empolgada com o grande número de pessoas que estavam presentes no primeiro dia, Maher falou que o Web Summit será sempre um lugar que “reúne e conecta pessoas” e, no mesmo momento, traz conversas essenciais para o avanço da sociedade e tecnologia.
Importante lembrar que não foi a primeira vez que ela subiu ao palco do evento, já que edições anteriores foi oradora. “Estive aqui como palestrante em 2019 e fiquei surpresa com o tamanho dessa multidão”, falou a CEO. “Foi aqui em cima, neste palco, que pude realmente ver o impacto do Web Summit e inspirar-me na missão do Web Summit de ligar pessoas e ideias que mudam o mundo.”
Katherine deu continuidade à sua fala dizendo que o “o papel do Web Summit como um lugar para conexão e comunidade é mais urgente do que nunca… É o único evento onde milhares de nós nos reunimos para resolver estas questões através da tecnologia que você constrói, as empresas que você fundou e as ideias que você defende”.
O Web Summit vai até o dia 16 de novembro, em Lisboa, e iremos contar todas as novidades aqui. Fique de olho.
Foto: Pexels