O Google Trends, ferramenta do Google que possibilita analisar e acompanhar gratuitamente o volume de buscas de palavras-chave, apresentou nesta semana seus novos filtros de busca, News (Notícias), Shopping, Images (Imagens) e Youtube, com mais dados em tempo real.
“Estamos abrindo mais dados para mostrar às pessoas o mundo pelo qual estão procurando enquanto pesquisam por ele – seja por curiosidade, para escrever uma história ou por outro motivo”, disse o editor de dados do Google News Lab, Simon Rogers, no blog da empresa.
Na página, o editor mostra como é simples usar a ferramenta. Ao procurar, por exemplo, pela cantora Taylor Swift, aparece a opção de explorar os dados da busca em diferentes maneiras, como, por exemplo, buscar vídeos relacionados que as pessoas estão procurando no Youtube.
Ao buscar o nome da cantora, é possível selecionar por ‘american singer-songwriter’, para que a ferramenta não faça buscas das palavras ‘taylor’ e ‘swift’. A opção leva para uma página que mostra o interesse na cantora mundialmente, onde é possível selecionar o tempo – entre os últimos sete dias – e ou a geografia – em que lugar deseja fazer a busca.
Ao clicar no botão ‘web search’ estão os novos filtros, possibilitando a busca em diferentes plataformas. Como, por exemplo, ao buscar no Youtube aparecem resultados de vídeos sobre a apresentação de Taylor no programa ‘The Tonight Show’. Se a busca é alterada para o Images (imagens), aparece um crescimento de mais de 700% po ‘Saturday Night Live’ após o show da cantora.
Também é possível usar a ferramenta para saber onde o interesse é maior, nesse caso, Utah e Nebrasca estão no top do ranking em que o termo foi mais buscado nos Estados Unidos.
Confira o Google Trends em trends.google.com/trends e saiba mais sobre a ferramenta aqui (em inglês).