Em 2012 o sul coreano PSY estourou no Youtube com o hit “Gangnam Style” e fez todo mundo dançar. Virou um fenômeno mundial, chegando a participar de shows de grandes artistas, como Madonna, e foi chamado a dar entrevistas em diversos programas de TV e rádios do planeta.
Em festas, o hit tocou exaustivamente e todos sabiam a coreografia. De lá para cá pode até ter diminuído a frequência com que as pessoas assistem ao vídeo, mas nunca pararam. E o que foi que acabou acontecendo? O contador de visualizações do Youtube quebrou! Sim, isso mesmo. Gangnam Style ultrapassou os 2.147.483.647 views, chegando ao limite máximo de contagem do Youtube, que utiliza uma variável inteira de 32-bits.
Os desenvolvedores do Youtube tiveram que atualizar a variável inteira para 64-bits, e agora a contagem máxima que um vídeo pode chegar será de 9.223.036.854.775.807 (será que um dia terá um fenômeno maior que esse?).
Já que os desenvolvedores tiveram que mexer no Youtube, aproveitaram e incluiram um easter egg no contador de visualizações. Os vídeos que ultrapassarem o valor máximo permitido por uma variável inteira de 32 bits, ao passar o mouse sobre o contador será possível ver o quanto ele passou do máximo permitido antes da atualização ao mostrar um número negativo – que é o que iria acontecer caso os desenvolvedores não tivessem alterado o algoritmo.
Que tal colaborar para quebrar o contador de novo e assistir DE NOVO o vídeo? Vale a pena ver de novo. Aumenta o som, afasta as cadeiras, e “bora” dançar!