As redes sociais são hoje um dos principais meios de difusão de informações. E não teria como ser diferente qaundo se trata do principal evento esportivo do mundo. Na última sexta-feira quando aconteceu a transmissão da abertudo dos Jogos Olímpicos do Rio, o Twitter, rede que melhor permite acompanhar os memes e comentários em tempo real, recebeu 12,9 milhões de tweets ao redor do mundo, sendo que o pico de mensagens se concentrou às 23h, quando os painéis em que os atletas plantaram as sementes se transformaram em árvores e na sequência em arcos olímpicos. O segundo momento de pico na rede foi quando Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista que foi empurrado durante a Olimpíada de Atenas em 2004, acendeu a pira.
A publicação com maior número de retweets foi o post da cantora Katy Perry, que divulgou o single “Rise“, tema dos Jogos e que foi projetado na Pedra do Cantagalo.
No Facebook o número foi um pouco maior, com um total de 52 milhões de usuários que geraram 109 milhões de interações relacionadas ao evento – essas interações incluem likes, comentários e compartilhamentos. Só no Brasil foram 15 milhões de usuários e um total de 40 milhões de interações. Já no Instagram o número chegou a 21 milhões de pessoas que geraram 52 milhões de interações, o que contempla posts, curtidas e comentários sobre os jogos.