Em uma carta publicada na sexta-feira (30) o vice-presidente de crescimento do Facebook, Alex Schultz, comunicou importantes mudanças na rede social, entre elas a política de nomes verdadeiros, que obriga pessoas a usarem seu nome de nascimento na rede social – mesmo que sejam conhecidas por outros nomes.
Quando alguém precisar provar que usa na vida real o nome que escolheu no Facebook, poderá dar um contexto e explicar o uso dele, algo que não era possível antes. O processo também deve ficar mais transparente e assim facilitar a recuperação de quem teve sua conta bloqueada por violar a política dos nomes. Além disso, durante esse processo, o Facebook não vai mais requisitar um documento emitido pelo governo para confirmar o nome.
Outra mudança foi feita na denúncia de um perfil por uso de nome falso. Usuários fazendo denúncias deste tipo precisarão explicar em detalhes por que estão denunciando o perfil, o que deve coibir a ação de trolls e pessoas de má-fé.
Segundo o B9, aqui no Brasil um dos casos mais recentes da aplicação dessa regra aconteceu com o fundador da agência New Vegas, Ian Black, há algumas semanas. Ian precisou alterar seu perfil no Facebook pela primeira vez para que ele mostrasse seu nome como consta no RG: José Camara. Bruno Ferrari, repórter da Revista Época, contou esse e outros relatos no blog Experiências Digitais.