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Ex-executivo do Google, James Whittaker, comentou sua saída lamentando sobre os novos objetivos da empresa
15 de Março de 2012

Ex-executivo do Google, James Whittaker, comentou sua saída lamentando sobre os novos objetivos da empresa

James Whittaker , ex-executivo do Google se pronunciou publicamente para dizer que lamentava que o gigante da internet tenha ficado obcecado com a publicidade e com a liderança nas redes sociais, um lugar ocupado atualmente pelo Facebook.

Whittaker deixou a Microsoft em 2009 por um cargo de engenharia do Google, mas retornou à Microsoft em fevereiro. Em um blog pessoal, ele explicou nesta terça-feira (13) por que deixou a empresa, considerada um dos locais de trabalho mais atrativos do mundo.

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"O Google que me apaixonava era uma empresa de tecnologia que deu poder aos seus empregados para inovar", disse Whittaker.

"O Google que deixei é uma empresa de publicidade com um único objetivo de mandato corporativo".

Esse objetivo é a conquista do reino das redes sociais on-line, em que o Facebook lidera e no qual o Google foi mal com suas propostas de Buzz e Wave, segundo Whittaker.

"Larry Page assumiu ele mesmo o comando para corrigir isso", disse, referindo-se ao cofundador do Google, que assumiu o cargo de presidente-executivo no ano passado.

Whittaker disse que as redes sociais do Google se converteram em um mandato corporativo chamado Google+.

Deu ênfase à sincronização da rede social Google+ com serviços populares da companhia, como o motor de busca e a plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube.

"Como a fábula da lebre, que está tão confiante de sua liderança que corre o risco de tirar uma pequena soneca, o Google despertou de seu sonho social e descobriu que sua condição de precursor nos avisos publicitários estava ameaçada", disse Whittaker.

O Google fechou sua iniciativa Labs para apoiar projetos experimentais e cortou uma política que permitia aos seus funcionários dedicar 20% de seu tempo a ideias alheias as suas atividades habituais, segundo Whittaker.

"O Google era a criança rica que, depois de descobrir que não foi convidada à festa, construiu sua própria festa em retaliação", continuou Whittaker. O fato de que ninguém foi à festa do Google se converteu em um tema tabu, concluiu.

O Google não quis comentar este artigo.

 

Com informações. France-Presse, San Francisco
Fonte: Folha.com

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