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Evento de tecnologia do SESI impulsiona ensino ‘STEAM’ em SC
11 de Novembro de 2023

Evento de tecnologia do SESI impulsiona ensino ‘STEAM’ em SC

Torneio de robótica reúne 760 competidores de todo o estado na Escola SESI

A partir desta sexta-feira (10), diversos estudantes se reúnem na Escola SESI de Referência no Moinho Joinville para participar do Torneio SESI de Robótica FLL. Nos dias 10 e 11, equipes da Escola SESI disputam o torneio que vale vaga para a etapa nacional. E nos dias 13 e 14, o evento recebe equipes de escolas públicas, particulares e times de garagem.

O SESI vem sendo um dos principais propagadores do ensino STEAM em Santa Catarina, segundo o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “A robótica na educação vai além da construção de robôs e competições. É uma ferramenta poderosa que transforma a forma como os jovens aprendem, resolvem problemas e interagem com o mundo. Essa abordagem STEAM é essencial para formar a próxima geração de engenheiros, cientistas e criadores que impulsionarão o progresso do país”, menciona Aguiar.

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Marcos Sousa, especialista em educação do SESI Nacional, coordena os torneios da FIRST no Brasil, afirma: “É sobre hobbies e sobre como unir tecnologia ao que você mais gosta de fazer para engajar mais pessoas. É mais conhecimento sobre as softskills que desafiam os participantes a solucionar problemas da vida real”. A escola de Joinville será a maior da rede em todo o país, oferecendo ensino fundamental e médio.

Por meio de projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares, a Escola SESI prepara os estudantes para enfrentar desafios do mundo real, fomentando a curiosidade, a resolução de problemas e a criatividade, explica o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “A aprendizagem vai além das salas de aula, abraçando a experimentação, a descoberta e o pensamento crítico, preparando os alunos para um futuro repleto de possibilidades e oportunidades”, frisa.

William Escher, Secretário Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville, afirmou que o evento é uma amostra de algo que será rotina na estrutura, ou seja, o acesso à uma educação tecnológica.

Habilidades vão além de competências técnicas
Vitor Zimmermann Tragnago, de 15 anos, estuda na Escola SESI de São Miguel do Oeste e participa pela segunda vez do evento. “Traz muitos ensinamentos, não apenas em engenharia, física, matemática e programação, mas também nos ensina o trabalho em equipe”, destaca.

Mariana Ramalho, de 11 anos, está no sexto ano do ensino fundamental e participa das aulas de robótica do SESI no contraturno escolar em Joinville. “Tenho aprendido muito nas aulas de robótica e noto que meu desempenho é melhor desde que iniciei as aulas no contraturno, especialmente nas aulas de matemática”, avalia.

Pela primeira vez na competição, Leonardo Mafioletti, de 14 anos, conta que a equipe se prepara há três meses para a competição. “A gente consegue expandir o conhecimento com a robótica, tanto em relação à montagem quanto à programação. Por conta da Escola SESI, temos muito contato com a tecnologia”, conta o estudantes de Jaraguá do Sul.

Kevin Guisi, de 20 anos, estudou no SESI desde a educação infantil, concluindo a educação básica na entidade, e hoje atua como professor de robótica na mesma escola, treinando duas equipes para a competição. “É uma oportunidade única de desenvolver habilidades como trabalho em equipe e colaboração. Eu passei por estas experiências e foram fundamentais na minha formação”, comenta o jovem.

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