Estudo apresenta a qualidade das operadoras de internet em Santa Catarina

17 de Maio de 2021

Se você é catarinense e está pensando em trocar seu plano de internet, descubra qual a melhor internet de Santa Catarina e faça uma escolha segura

Imagem: Freepik

 

Quando falamos em conectividade, os moradores do sul do país têm diversas opções. Mas você sabe qual a melhor internet de Santa Catarina?

Com tantas opções de internet disponíveis no mercado fica difícil saber qual a melhor operadora para o serviço.

Para “tirar a prova” e ter segurança de escolher a melhor internet, os catarinenses podem conferir resultados de pesquisas da Melhor Plano e o ranking Minha Conexão.

Assim, você pode descobrir qual é a melhor internet de Santa Catarina e fazer uma escolha segura para sua casa ou empresa!

 

Pesquisa de satisfação da Anatel 2020

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão do governo brasileiro responsável por regulamentar empresas de telefonia e internet.

Anualmente, a Anatel realiza uma pesquisa de satisfação com os consumidores, que é uma fonte confiável para identificar a melhor internet de Santa Catarina e de outros estados.

Para os catarinentese, a Anatal elaborou um ranking de quatro operadoras:

OPERADORANOTA DE SATISFAÇÃO (ANATEL)
Unifique7,76
Vivo6,88
Claro6,57
Oi6,09

 

Assim, de acordo com a Anatel, o destaque da região fica por conta da operadora Unifique, enquanto a Oi aparece com a menor média.

É importante ter em mente que a nota de satisfação inclui não somente a qualidade da conexão, mas também o atendimento e o suporte de cada marca.

 

 

Ranking Minha Conexão

Outra fonte confiável para descobrir qual a melhor internet de Santa Catarina é o site Minha Conexão, que diariamente, realiza testes de velocidade.

Cerca de 18 milhões de testes de velocidade são realizados para classificar os melhores servidores, para o estado catarinense e para outras regiões.

De acordo com o ranking Minha Conexão, a lista de melhores operadoras para Santa Catarina é:
1° - Ateky: 96.0 Mbps
2° - 3dtelecomunicacoes: 93.8 Mbps
3° - Neorede: 88.4 Mbps
4° - Banda Turbo: 78.1 Mbps
5° - Algar: 73.9 Mbps
6° - Rvt: 70.9 Mbps
7° - Unifique: 70.1 Mbps
8° - Zappen: 69.2 Mbps
9° - Ultrat: 64.6 Mbps
10° - Net Virtua: 60.1 Mbps
Prêmio Melhor Plano 2021

Além da pesquisa de satisfação da Anatal e do rankig Minha Conexão, outras fontes de informações para descobrir qual a melhor internet de Santa Catarina são as premiações.

Um dos prêmios de maior importância no quesito conectividade é dado pela Melhor Plano, uma empresa de comparação de planos de internet.

Todos os anos, a Melhor Plano avalia a melhor internet de acordo com seus consumidores. Em Santa Catarina, a empresa analisou 689.941 testes de velocidade e 12.725 testes de satisfação em 2021.

Além da velocidade da internet banda larga, o prêmio leva em consideração a satisfação dos usuários e a qualidade do serviço.

Neste prêmio, a operadora vencedora foi a Claro.

 

 

A melhor internet de Santa Catarina

Imagem: Freepik

 

Quando vemos os resultados das pesquisas de cada empresa, é fácil observar que não há uma operadora unanime em qualidade.

Isso acontece porque cada pesquisa leva em consideração fatores diferentes, muito além de somente a velocidade da conexão.

Se você está pensando em trocar de internet, saiba que além de conferir análises de empresas confiáveis, é possível testar a velocidade da sua conexão atual.

Assim, você tem uma base para buscar opções melhores e mais completas.

 

Como saber a velocidade da sua internet

Se você quer saber se sua internet está dentro das conexões mais rápidas oferecidas em Santa Catarina, você mesmo pode fazer um teste de velocidade. Confira o passo a passo:
1. Entre no site Minha Conexão (www.minhaconexão.com.br)
2. Permita que o site use sua conexão
3. Aguarde que o teste seja feito e veja o resultado na tela!

Nessa avaliação, o site oferece três dados diferentes: upload, download e ping.

A velocidade de upload é referente aos dados que você transfere do seu computador para outro servidor, como quando você sobe um arquivo em um determinado site.

Já o download é referente a todos os dados que você precisa carregar, como páginas da internet, vídeos, arquivos que você baixa, etc.

O ping diz respeito ao tempo de resposta da sua rede. Ele varia, em média, entre 30ms a 500ms e quanto menor seu valor, maior a qualidade da sua internet.

 

 

Como escolher a melhor internet para você

Imagem: Freepik

 

Além de descobrir qual a melhor internet de Santa Catarina por meio das pesquisas de empresas especializadas, existem outras informações que você pode considerar para escolher um provedor.

Primeiro, defina qual o uso da rede e quantas pessoas vão estar conectadas na casa. O teste de velocidade apresentado antes pode servir como base para buscar uma conexão melhor.

Para um casal, que usa a internet somente para redes sociais, uma conexão de 1MB e 10MB atende bem.

Já para uma família maior, que assiste vídeos ou usa serviços streaming, o ideal é um pacote entre 15MB a 25MB.

Lembre-se também de pesquisar sobre o feedback dos assinantes de um serviço, para descobrir se quedas de sinal são frequentes, ou se a rede é estável.

Com todas essas informações “em mãos”, escolher a melhor internet de Santa Catarina, de acordo com suas necessidades, vai ser muito mais simples!

Notícias Relacionadas