Publicidade
Especialistas apresentam 5 tendências tecnológicas para 2023
09 de Março de 2023

Especialistas apresentam 5 tendências tecnológicas para 2023

A atenção às novas tecnologias pede um esforço ainda maior para as empresas não ficarem atrás da concorrência

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Neste ano de 2023, o mercado de TI pode ser utilizado de forma que coopere para com o crescimento dos negócios, fornecendo análise de dados e estudos de comportamento do cliente, otimizando uma relação estreita com os consumidores.

Desta forma, dois especialistas da indústria de tecnologia apresentam 5 tendências que regerão este novo ano na América Latina: Jorge Barón, Vice-presidente da Keyrus Digital Latam e Carlos Eduardo Díaz, VP Data NOLA Keyrus & CEO ITPerforma.

Publicidade

1. Customer Data Platform

O potencial dos dados agora é valorizado com maior força. As empresas buscam integrar os dados de diferentes fontes, processá-los, visualizá-los e analisá-los para tomar decisões instantâneas e eficientes, o que permite conhecer o comportamento dos clientes de uma maneira mais detalhada. Compreender o comportamento do cliente será a chave para este ano.

Essa tecnologia tem como objetivo melhorar e otimizar o trabalho, a plataforma gerencia a integração e o armazenamento dos dados do cliente. Isso ajudará as empresas a terem uma versão unificada de todas as interações com os dados. Ou seja, com o Customer Data Platform, a empresa poderá se apoiar em todas as informações obtidas para elaborar e executar estratégias personalizadas para alcançar o sucesso.

2. Personalização de canais digitais

Os canais digitais, sites e redes sociais já fazem parte das estratégias das empresas para alcançar seus clientes. Essa tendência vai ganhar mais força neste ano, e as organizações vão apostar em distribuir campanhas e conteúdos, compreender muito melhor os clientes, o porquê de suas compras, além de onde comprou ou que meio usou para comprar.

Essa tendência marcará a rota na construção da relação com os usuários. Além disso, a América Latina é uma das grandes consumidoras do WhatsApp, que chegará com força em 2023 para se estabelecer no mercado do comércio eletrônico conversacional, uma opção que promete ser parte do processo de personalização com o qual as empresas devem se estabelecer e evoluir para o comércio digital.

3. Otimização do marketing

Quando falamos de adaptabilidade, falamos de mudança. Isso se refere a transformar também a mentalidade dos trabalhadores das empresas. Tudo bem querer se adequar ao que o setor exige, mas um tema importante que os empresários devem levar em consideração para o ano de 2023 é a adaptabilidade para otimizar seus processos.

4. Inteligência artificial (IA)

No passado, o termo “Data Driven” era utilizado para que as empresas tomassem decisões mais eficientes baseadas no uso de dados; hoje, graças aos avanços tecnológicos, esse conceito evoluiu para “AI Driven”, que com o suporte da inteligência artificial permite às organizações gerar valor e acessar novos benefícios de forma automatizada através do Machine Learning, que potencializa a capacidade dos cientistas de dados disponíveis na organização.

5. O aumento dos cientistas de dados

Devido a alta demanda de cientistas de dados e a escassez de oferta por parte das universidades, profissionais com conhecimentos na área são muito difíceis de encontrar. Isso levou empresas líderes no mercado de TI a criar universidades corporativas como, por exemplo, a Keyrus Academy, que busca colocar profissionais adequados à disposição das empresas, a fim de suprir essa necessidade.

Considerando o atual cenário, em que a crise afeta diferentes áreas e setores da sociedade, é de extrema importância e necessidade que os colaboradores estejam alinhados e capacitados a lidar com as novas realidades. Assim, com uma capacitação adequada é muito mais fácil ampliar a excelência no trabalho executado.

Foto: Freepik

Publicidade
Publicidade