Publicidade
Consórcio Fênix oferece internet gratuita em terminais de transporte coletivo de Florianópolis
10 de Agosto de 2016

Consórcio Fênix oferece internet gratuita em terminais de transporte coletivo de Florianópolis

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Consórcio Fênix oferece mais um serviço aos usuários do transporte coletivo de Florianópolis: a partir desta quinta-feira (11) estará liberado o sinal de internet sem fio (wireless) gratuito no Ticen, no centro da cidade – que será gradualmente estendido aos cinco demais terminais – com a rede fenixconecta. “O projeto permite acesso gratuito à internet para cerca de 140 mil clientes que utilizam diariamente o transporte coletivo da capital catarinense”, resumiu Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix.

A navegação na internet utilizando plataformas móveis, principalmente os smartphones, está crescendo exponencialmente no Brasil: o número destes aparelhos em nosso mercado já ultrapassou os 168 milhões, segundo 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), em abril último. “É uma tendência irreversível e será de extrema utilidade para os nossos usuários, especialmente no acesso a informação do futuro sistema de ajuda à operação (SAO), contendo horários previstos, mapas, itinerários e diversas outras informações de funcionamento do sistema”, observou Guidi.

Publicidade

“A internet sem fio gratuita é um passo importante na implantação de um sistema de inteligência para os passageiros”, explicou o coordenador. “O Consórcio, ao longo de seus primeiros anos de operação buscou disponibilizar ao usuário informações relevantes sobre a operação, o contrato de concessão, direitos e deveres – provendo uma transparência exemplar. Agora, amplia a possibilidade de acesso a estas informações a todos os usuários, de forma gratuita e de qualidade”, ressaltou.
 
Confira as questões mais importantes envolvendo o acesso à rede fenixconecta nos terminais de integração:

1. Como posso ter acesso à rede?
R.: O acesso é muito simples:
– Identifique e selecione a rede fenixconecta no seu aparelho (smartphone, tablet ou computador).
– Será preciso preencher um cadastro com o seu CPF, além da criação de um login de acesso e senha. É necessário um e-mail válido para realizar o cadastro. Daí em diante, em cada novo acesso, a rede solicitará apenas o login (e-mail) e senha.
– Ao se cadastrar, um e-mail de ativação será enviado para o endereço informado, e o cliente tem 48 horas para validar o mesmo. Durante estas 48 horas, o acesso a rede é liberado para navegação normalmente.
– Caso em 48 horas você não realize a confirmação, o cadastro será cancelado e será necessário reiniciar o processo.
– É necessário estar em um dos terminais e conectar-se à rede “fenixconecta” para realizar o cadastro. A conexão não pode ser realizada através de outras redes ou mesmo pelo site do Consórcio.
– É importante ressaltar que o aparelho do cliente deve estar com o compartilhamento de conexão desabilitado. Esta é aquela opção que você liga para usar a navegação do seu 3G de celular em seu notebook, por exemplo. Caso a mesma esteja habilitada, os sistemas de segurança do fenixconecta podem impedir o seu aparelho temporariamente de utilizar a rede do terminal.

2. Todo cliente do sistema pode usar o fenixconecta?
R.: Inicialmente sim, bastando o usuário ter um dispositivo compatível com o sistema wifi e realizar o seu cadastro no sistema. Porém, em 60 dias, o sistema vai solicitar um número de cartão Passe Rápido para validação. Caso este não seja informado, a navegação será bloqueada até regularização. É necessário informar um número válido de cartão, que tenha sido usado pelo menos uma vez nos últimos 40 dias (seja para recarga, seja para passagem). O número a ser informado é o código pequeno que aparece no rodapé dos cartões (pode variar de 8 a 10 dígitos).
O Consórcio optou por esta solução para permitir ao cliente que providencie seu cartão passe rápido caso ainda não o possua. Aproveite esta novidade e conheça os benefícios de pagar em cartão eletrônico e ainda usufruir de uma internet gratuita de alta velocidade.

3. Porque preciso me cadastrar com o CPF?
R.: Essa é uma exigência legal, prevista no Marco Civil da Internet, para identificar os usuários da rede fenixconecta. Sem o CPF não será possível realizar o cadastro e, consequentemente, a navegação, conforme determina a lei.

4. Posso utilizar minha conta em mais de um aparelho?
R.: Sim. A navegação é controlada por login e senha pessoal, o que possibilita a navegação em mais de um aparelho, seja smartphone, tablet ou computador. Porém, caso o usuário use seu login e senha em um aparelho que não de sua propriedade, passa a ser responsável pela navegação do terceiro. É importante ressaltar que dois aparelhos diferentes não podem usar o mesmo login simultaneamente.

5. Qual será o procedimento para turistas estrangeiros?
R.: O Consórcio Fênix está estudando como fazer o cadastro de turistas estrangeiros de forma a garantir o cumprimento do Marco Civil da Internet.

6. Quanto tempo terei de internet gratuita?
R.: Cada usuário tem o direito a usar o serviço 1 (uma) hora por dia para cada terminal do sistema integrado, não cumulativo. Ou seja, se eu passo por dois terminais, o tempo de conexão restante do terminal anterior não se transfere para o próximo. Este tempo de 1 hora é baseado no limite máximo médio para conexão dos veículos em terminais de integração.  O tempo começa a contar do momento de login do cliente na rede com seu e-mail e senha, em cada terminal.

7. Qual a velocidade de conexão disponível na rede fenixconecta?
R.: Disponibilizamos uma rede de fibra ótica conectando todos os terminais, dedicada sob demanda. Isso permitirá o acesso a uma ampla oferta de conteúdo informativo, restringindo apenas os downloads de materiais mais pesados, como filmes ou aplicativos específicos.

8. Quando teremos internet em todos os terminais?
R.: O acesso à internet pela rede fenixconecta estará disponível em todos os terminais até o fim de 2016. A disponibilidade de sinal em cada terminal será divulgada pelo Consórcio Fênix conforme implantação.

Publicidade
Publicidade