por Hernán Litvac*
Está chegando o Natal e os consumidores recebem grandes quantidades de e-mails com diversas promoções e comunicações das marcas. Como se planejam estas campanhas? Como se destacar dentre os concorrentes?, são algumas das perguntas que procuramos responder nesta matéria.
Quando é a hora de enviar as campanhas promocionais, as empresas fazem a seleção dos produtos, montam o plano de preços e descontos, mas trabalham pouco sobre as bases de dados. O caminho mais certo para planejar este tipo de campanhas é começar por responder perguntas como: quem são e que lhes interessa aos meus clientes? Este é o ponto de partida para uma estratégia mais inteligente e que terá melhores benefícios ao longo prazo, já que nos permitirá construir um relacionamento com os clientes sobre a base do conhecimento que nós temos deles, o que denominamos em marketing digital “Customer Centric, alinhar os produtos e serviços da companhia aos consumidores, conforme as preferências, necessidades e interesses deles”.
Desde a ICOMMKT indicamos que, para começar, precisamos dar valor à nossa própria informação. Nada melhor que trabalhar com dados próprios. Porém, ter informação NÃO significa conhecer o consumidor. Através de um olhar introspectivo, tem que analisá-la, segmentá-la e procurar denominadores comuns para formar diversos grupos, formar nossas “Custom Audiences” e assim potencializar a sustentabilidade dos negócios. Analisando três características dos nossos clientes podemos criar segmentos levando em consideração a recência, que refere-se aos dias transcorridos desde a última compra, a frequência que seria o número de compras por período de tempo como média, e o valor monetário que é o valor das compras totais realizadas pelo cliente no tempo analisado. Depois procedemos a “qualificar” os clientes em cada categoria, o que nos leva finalmente a poder segmentar variedades de “tipos de cliente”, cujas características são o pontapé inicial para determinar a quais produtos promocionais vamos dar destaque no e-mail, quando é o momento ideal para comunicá-los e qual será a mensagem que melhor se adapte e consiga captar mais atenção no meio das outras mensagens que recebe.
Ao longo do tempo, nossas métricas sobre os resultados financeiros, a sustentabilidade do negócio, as promoções, nos permitirá realizar estratégias planejadas de forma mais inteligente considerando as reais demandas dos nossos clientes, o que vai refletir em um resultado positivo e no aumento de compra e recompra dos produtos e/ou serviços que oferece a companhia.
Como conseguir melhorar a competitividade? Valorando os nossos clientes atuais, entendendo quem são e o que precisam, planejando campanhas e estratégias para que possam atender as necessidades deles. Na ICOMMKT trabalhamos para conhecer ao consumidor melhor que ninguém e para que ele sinta que nós o conhecemos mais que ele mesmo. Cliente cuidado é cliente para sempre, e o melhor, é quem acaba ajudando a trazer outros potenciais compradores que também querem se sentir cuidados. A melhor publicidade do mundo, a mais difícil mas não impossível.
* Hernán Litvac, Co Founder ICOMMKT – www.icommkt.com