Publicidade
Comitê para Democratização da Informática capacita 42 jovens na Grande Florianópolis
13 de Julho de 2016

Comitê para Democratização da Informática capacita 42 jovens na Grande Florianópolis

Publicidade

Promover a responsabilidade social, o empoderamento digital e favorecer a inclusão no mercado de trabalho. Esses são os principais objetivos do Comitê para Democratização da Informática (CDI), que atua em Santa Catarina há 15 anos. Por meio de seus projetos, voltados para jovens de 9 a 24 anos, o CDI já impactou a vida de 30 mil  pessoas, no estado. Nesta semana, mais 40 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis se formaram nos cursos da instituição. 28 delas aprenderam programação de aplicativos, no FloripApps, e as outras 14 se formaram técnicos em montagem e manutenção de computadores, pelo Projeto Fênix.

Durante as aulas do FloripApps, os alunos dos Ingleses e da Coloninha foram estimulados a pensar nos problemas das comunidades onde vivem para então propor soluções, por meio de aplicativos, programados por eles próprios. Cleusa Kreusch, coordenadora pedagógica do CDI, destaca que o curso não só capacita crianças e adolescente para uma futura profissão, mas também ensina essa nova geração a se relacionar de um novo modo com a tecnologia. “Eles aprendem que podem fazer a diferença, utilizando apenas o smartphone. Com a prática, desenvolvem o lado cidadão e técnico”, salienta Cleusa.

Publicidade

Já no Projeto Fênix, os jovens da Cachoeira do Bom Jesus e do Jardim Atlântico aprenderam um ofício: o de técnico em montagem e manutenção de computadores. As aulas são práticas e além da parte específica de manuseio dos equipamentos, os alunos têm noções de empreendedorismo. “Ensinamos por meio de situações e problemas reais. Fazemos a simulação de uma empresa aqui dentro,  na qual o jovem aprende a identificar o defeito do computador e a consertá-lo, além de saber como fazer um reporte do atendimento e um orçamento”, explica o professor do curso, Roger Humphreys.

Os projetos são realizados periodicamente,  no Norte e no Sul de Florianópolis, além da região continental. As inscrições devem ser feitas pelo site do CDI ou pelo telefone 3322- 2020 e ficam abertas o ano todo. Confira os locais de curso:

Projeto Fênix:

Jardim Atlântico – Ação Social São José e Santa Rita de Cássia
Morro das pedras – Associação Comunitária Morro das Pedras

FloripApps:

Ingleses- Casarão da Cultura e Cidadania
Jardim atlântico- Paróquia São José e Santa Rita de Cássia

Instituições interessadas em fazer parceria com o CDI podem entrar em contato pelo telefone 3322-1020.

Publicidade
Publicidade