Chatbots do WhatsApp e sua utilidade para os negócios
21 de Junho de 2023

Chatbots do WhatsApp e sua utilidade para os negócios

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Foto de Grant Davies por Unsplash

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Se você utiliza as redes sociais ou a internet como um todo com alguma frequência, com certeza já ouviu falar sobre o uso das inteligências artificiais para as mais diferentes atividades. Nesse texto, nós vamos falar sobre uma das utilizações mais populares e com maiores vantagens: os chatbots!

A automatização de tarefas é algo presente nas mais variadas indústrias desde tempos imemoriais. Diminuir o esforço repetitivo dos seres humanos, em prol das máquinas, garante maior agilidade nos processos e faz com que os recursos e mão de obra sejam utilizados para tarefas mais produtivas.

No contexto tecnológico online, esse conceito se apresenta, entre outras formas, nos “chatbots”. Ao invés de se colocar um profissional em uma função que não exige pensamento crítico, essa tarefa é repassada para uma máquina. Naturalmente, esse tipo de ferramenta abre uma série de questões.

O que são Chatbots?

“Chatbot” é um termo criado pela junção das palavras “chat” (de “conversar”) e “bot” (abreviatura de “robot”, “robô”). Como o nome sugere, um chatbot é uma inteligência artificial criada com o objetivo de conversar com um ser humano de maneira indistinguível aquela de uma conversa entre 2 pessoas.

No Brasil, um dos chatbots mais antigos e mais famosos é o “Robô Ed”, desenvolvido por uma empresa ligada à Petrobrás no ano de 2004. Por se tratar de uma tecnologia bastante antiga, o Robô Ed era bastante limitado em suas interações, mas fez grande sucesso, tanto entre crianças quanto adultos.

Chatbots podem ser configurados de diferentes maneiras, incluindo a restrição de alguns tipos de conteúdo. No caso do Robô Ed, por exemplo, a destinação a um público-alvo infantil necessitava que assuntos considerados adultos estivessem fora dos limites da inteligência artificial usada pelo site.

De lá para cá, o avanço no desenvolvimento de inteligências artificiais fez com que chatbots se tornassem mais sofisticados, cumprindo o seu propósito inicial de realizar conversações equiparáveis àquelas entre 2 seres humanos. Diante desse cenário, uma série de oportunidades surgiram.

 

O que é o ChatGPT para WhatsApp da SendPulse?

Dentre os melhores chatbots atuais está o ChatGPT, lançado em 2022. O uso da ferramenta para as mais variadas tarefas fez com que fossem observadas oportunidades profissionais no contato direto com clientes e consumidores. O uso em conjunto com o WhatsApp, então, se tornou essencial.

A ferramenta de criação de chatbot para WhatsApp da SendPulse automatiza conversas em todas asetapas do fechamento de um negócio, desde o primeiro contato até a efetivação da venda. É possível configurá-la de acordo com as necessidades de um negócio, o que garante flexibilidade à ferramenta.

O chatbot possui uma base de usuários satisfeitos e sólida, o que aponta para seus bons resultados. Como é de se esperar, o funcionamento é completamente integrado com o WhatsApp Business, versão para negócios do aplicativo verdinho usada diariamente por mais de 93% dos brasileiros.

A utilização de chatbots em associação com o WhatsApp une duas das principais tendências em relacionamento com clientes. Embora o uso do mensageiro e de inteligências artificiais de maneira individual seja interessante, é somente com a interação entre eles que seu potencial total é explorado.

 

Qual a utilidade dos Chatbots para as empresas?

O uso de chatbots do WhatsApp por parte das empresas é útil para as mais variadas tarefas relacionadas aos negócios e ao marketing. Algumas das vantagens são aquelas enumeradas já nos parágrafos introdutórios deste texto, como a realocação estratégica de recursos e colaboradores.

Podemos destacar também o aumento do engajamento com clientes e consumidores, a conversão de leads de maneira mais eficaz e a obtenção de feedback dos clientes. Ao contrário de chatbots de tempos passados, novas tecnologias permitem uma personalização muito mais adequada às vendas.

O custo da adesão às ferramentas que oferecem chatbots também acaba sendo mitigado pelos retornos. Isso significa que esse tipo de tecnologia pode ser visto como um investimento com retornos consideráveis para empresas que acreditam nesse tipo de solução inovadora e tecnológica.

Os aspectos negativos associados com o uso de chatbots por empresas ocorrem somente quando não existe preocupação com o refinamento das ferramentas. Ou seja: desde que a tecnologia seja trabalhada de maneira adequada, os pontos positivos e as vantagens obtidas se tornam unânimes.

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