Publicidade
Chapecó, no Oeste Catarinense, se destaca em tecnologia e inovação
11 de Janeiro de 2022

Chapecó, no Oeste Catarinense, se destaca em tecnologia e inovação

A região também teve maior salto do estado no número de empresas de tecnologia

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Santa Catarina é um estado que se destaca na área da tecnologia e inovação. Um dos destaques é a cidade de Chapecó, no Oeste do estado, que ganhou três novos centros de inovação desde 2020.

Apesar do foco da região no agronegócio, os resultados na área de tecnologia já aparecem. De acordo com os dados do Tech Report 2020, realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entre 2015 e 2019, a região teve o maior salto do estado no número de empresas de tecnologia, com 27% de aumento.

A parceria da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense – DEATEC com a ACATE resultou nos espaços CIAD ONE, aberto em 2020, e CIAD Downtown, inaugurado em dezembro. Em agosto de 2021 também foi inaugurado o Pollen Parque Científico e Tecnológico, um projeto que integra a rede de Centros de Inovação do Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Chapecó.

O novo CIAD Downtown é o maior Centro de Inovação da ACATE no estado. O diferencial do empreendimento é sua estrutura, que é toda sustentável tendo captação de água da chuva e placas de energia solar. Além disso, terá dois andares de apartamentos para Airbnb e um heliponto. O empreendimento possui 15 mil metros quadrados, com espaço para 50 empresas, e já conta com 15 negócios atuando no local.

 

Cultura inovadora e empreendedorismo

Essas iniciativas têm como objetivo expandir para todo o estado a cultura inovadora e de empreendedorismo, fortalecendo ainda mais a região Oeste. Segundo o Tech Report 2021, o Oeste do estado possui 1,8 mil empresas de tecnologia, com faturamento total de R$ 1,6 bilhão.

Para Iomani Engelmann, presidente da ACATE, é necessário que todas as regiões de Santa Catarina façam parte do ecossistema de inovação. “Dessa forma, conseguiremos consolidar o estado como uma referência no setor de tecnologia. O Oeste apresenta uma matriz econômica diferenciada e vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, a tecnologia precisa desse movimento pulsante”, afirma.

Darlan Segalin, presidente da Deatec afirma que, “O polo de tecnologia do Oeste de SC hoje reúne cerca de 130 empresas associadas e esse novo Centro vem para atender a essa demanda crescente por inovação e tecnologia na região. Esperamos com o empreendimento ter um crescimento de 30% no número de associadas e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade e região”.

Chapecó também passou a fazer parte da Rede MIDITEC, incubadora que auxilia empreendedores a desenvolver negócios inovadores, cuja metodologia está sendo implementada na incubadora IncTech. No mês de outubro foram realizados workshops com as startups incubadas.

Publicidade
Publicidade