Além do inglês e do espanhol, um novo idioma vem se tornando essencial na sociedade conectada para qual caminhamos: a linguagem da programação. Com essa nova habilidade as pessoas poderão passar de consumidores, para produtores de tecnologia. Pensando nisso, o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDISC) oferece gratuitamente o curso Aprendendo a Programar, que ensina a lógica de programação para jovens de 14 a 20 anos. As inscrições para a primeira turma de 2017 do projeto estão abertas pelo site cdisc.org.br e pelo telefone 3322-2020. As aulas terão início na segunda quinzena de fevereiro, no período da manhã.
O projeto ensina os jovens a lógica da programação de games, incentivando a familiarização deles com o raciocínio lógico e técnico computacional. As aulas são voltadas para adolescentes que tenham renda familiar de até quatro salários mínimos. Segundo o presidente executivo do CDISC, Heitor Blum, a ideia é favorecer a entrada dos jovens no mercado de trabalho e ampliar as chances de empregabilidade no setor de tecnologia. “O mercado de games, por exemplo, engloba cerca de 20 empresas em Florianópolis e emprega quem tem formação técnica na área e que conhece a linguagem de programação. O Projeto é uma oportunidade para jovens se candidatarem a um mercado de tecnologia em franca expansão”, destacou Blum.
O projeto é financiado pelo FIA – Fundo para Infância e Adolescência Estadual e podem se inscrever adolescentes que estejam cursando, ou já tenham concluído, o ensino médio na rede pública de educação – há exceção para alunos bolsistas em escolas particulares.