Publicidade
Busca perde espaço para varejo na pesquisa para compras on-line
18 de Dezembro de 2023

Busca perde espaço para varejo na pesquisa para compras on-line

Pesquisa do eMarketer | Insider Intelligence mostra que os latino-americanos estão aderindo cada vez mais aos sites de e-commerce para pesquisa de produtos

Os motores de busca tradicionais perderam espaço na disputa pela preferência dos consumidores que pesquisam produtos para comprar pela internet.

Segundo estudo do eMarketer | Insider Intelligence, realizado pelo Livepanel, os sites de varejo são hoje a principal fonte de pesquisa de produtos entre os latino-americanos, à frente, inclusive, das redes sociais.

Publicidade

Ao pesquisar um produto para comprar on-line, 13,4% a mais de consumidores na América Latina recorrem a sites de varejo em vez de usar motores de busca tradicionais, de acordo com o levantamento “Comportamento de pesquisa sobre produtos de consumo na América Latina 2023”. Também estão sendo cada vez mais influenciados por anúncios mostrados a eles durante a fase de pesquisa da jornada de compra.
A previsão é de que, em 2023, mais da metade dos latino-americanos maiores de 14 anos façam pelo menos uma compra on-line. Isso representa cerca de um terço a mais do que o número de pessoas que compraram pela internet em 2019, na pré-pandemia.

“A rápida adoção do e-commerce provocou mudanças profundas no comportamento de compra dos consumidores da região, principalmente no que se refere a onde e como eles pesquisam os produtos que querem comprar online”, disse Matteo Ceurvels, analista principal para América Latina e Espanha. “A mudança mais visível é o aumento do uso de sites de varejo para essas pesquisas.”

Essa mudança tende a acelerar no futuro, conforme os consumidores forem pesquisando os melhores preços, promoções e ofertas em plataformas de varejo, especialmente em marketplaces digitais, que funcionam também como uma alternativa para fazer comparações de produtos e preços.

A mídia social vem apresentando um crescimento significativo para pesquisa de produto. Ela não chega a ser a forma mais popular de busca (fica em segundo lugar, atrás dos sites de varejo), mas foi a que registrou o maior crescimento (4,3 pontos percentuais) em termos de uso para esse tipo de busca.

O vídeo tem sido apontado como uma ferramenta das mais importantes para conquistar o engajamento do consumidor, devido à alta penetração do formato na América Latina. Mas a pesquisa mostra que a maioria ainda prefere ver informações por escrito.

De fato, resultados em formato de texto são os preferidos: 4 em cada 10 consumidores latino-americanos preferem ler sobre os produtos que estão pesquisando e 3 em cada 10 preferem assistir a um vídeo. Essa é a proporção também entre os consumidores brasileiros.

Além disso, os compradores online estão adotando uma abordagem mais refinada para a pesquisa de produtos, combinando termos de busca de marca e genéricos. Mais da metade dos entrevistados usam uma combinação dos dois, com preferências variando por idade e gênero.

Foto:Freepik

Publicidade