Publicidade
Boato de que Minions estariam associados ao nazismo viraliza na internet
30 de Julho de 2015

Boato de que Minions estariam associados ao nazismo viraliza na internet

Publicidade

Nos últimos dias, começou a circular nas redes sociais um estranho rumor de que os Minions, os bichinhos amarelos de Meu Malvado Favorito – que estão fazendo sucesso nas telas do cinema e nas de casa também – estariam associados ao nazismo. A história é que os ajudantes do Gu seriam inspirados em crianças judias submetidas a experimentos pelos cientistas nazistas.

Segundo o jornal El Pais, o Google registrou mais de 10 mil buscas por “minions nazistas” na última terça-feira (21) somente na Espanha. Já no Brasil, a teoria conspiratória não chegou a avançar muito,somente alguns brasileiros chegaram a espalhar o boato.

Publicidade

Mas toda essa história/associação  não teria passado de um experimento do chileno, Luciano González, apontados pelos jornais chilenos – onde surgiu a falsa informação – como autor da postagem original que viralizou (sua publicação no Facebook foi compartilhada mais de 35 mil vezes). Gonzales admitiu saber se tratar de uma lenda urbana e queria demonstrar que as pessoas acreditam em tudo o que leem nas redes sociais.

Os fatos em si 

A imagem que deu origem ao boato nem mesmo é nazista e sim inglesa. A foto pertence ao Royal Navy Submarine Museum (Museu da Marinha), do Reino Unido, e mostra mergulhadores praticando manobras de resgate no início do século XX, segundo o jornal El Pais.

Além disso, a palavra minions, em inglês, significa subordinados e é comumente usado em obras de ficção para se referir a tropas ou agentes de vilões e antagonistas. É por essa razão que na animação os bichinhos amarelos sempre querem se unir a vilões a quem possam seguir, como Gru e Scarlet Overkill.

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade
Publicidade