Publicidade
ARTIGO | Vagas em TI: como conquistá-las
07 de Julho de 2016

ARTIGO | Vagas em TI: como conquistá-las

Publicidade

por Michelle Digiácomo

 
Apesar do cenário de retração econômica, o setor de tecnologia em Santa Catarina registrou crescimento de 3,6% na geração de empregos em 2015, segundo pesquisa divulgada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). A maior demanda que se observa nesse mercado está nas áreas de suporte técnico para softwares e programação de sistemas. Além disso, para tornarem-se mais eficientes neste momento, muitas empresas de tecnologia vêm estruturando áreas consideradas mais tradicionais, como a comercial.

Publicidade

Essa é uma grande oportunidade para quem precisa entrar ou se recolocar nesse mercado. Mas para conquistar uma vaga, é preciso se diferenciar, e isso vale principalmente para o comportamento. As empresas buscam pessoas com autonomia e iniciativa para fazer as coisas. Muitas dessas companhias são startups e têm porte pequeno, por isso demandam pessoas com atitude para resolver problemas e desempenhar tarefas variadas.

Também é importante usar a criatividade para mostrar esse diferencial na hora da seleção. Quando abrem um processo seletivo, as empresas recebem muitos currículos, a maior parte deles muito semelhantes, com o mesmo formato. Por isso, um currículo que destaca um bom resultado que o candidato alcançou chama mais a atenção dos avaliadores. Vídeos, links para trabalhos já realizados, design diferenciado na apresentação, entre outras estratégias, são importantes para se diferenciar dos concorrentes. Outros canais cada vez mais importantes para buscar aproximação com empresas desse segmento são as redes sociais.

Do outro lado da linha, as empresas que atravessam esse momento precisam buscar profissionais inovadores, que estejam sempre à frente, e nem sempre é fácil encontrar a pessoa que vai atender todas as necessidades da organização. Em época de crise, contratar o profissional errado, que vai trazer um resultado mediano, pode ser um passo perigoso. Por isso é importante contar com o apoio de uma consultoria de recursos humanos, que vai saber identificar os melhores talentos para o quadro de cada empresa. Com profissionais comprometidos, sair da crise fica muito mais fácil.

Michelle Digiácomo é proprietária da Contato Gestão de Pessoas, consultoria de RH especializada na área de TI

Publicidade
Publicidade