Por Vinicius Oliveira e Lucas Amaral Mündel*
A OpenIA ressignifica e humaniza, mais uma vez, o cenário digital e a relação entre as pessoas e a tecnologia. Com o lançamento do SearchGPT, anunciado como um novo recurso de pesquisa com inteligência artificial, ainda em fase de testes, a empresa evolui os motores de busca atuais, assim como revoluciona a maneira de consumir informações online. A promessa é que, por meio de pesquisa, a ferramenta ofereça respostas rápidas e oportunas, com fontes claras e relevantes, a partir do aprendizado de máquina em buscas anteriores, fornecendo uma experiência interativa semelhante a uma conversa entre pessoas.
Desde 1998, o Google tem sido a principal plataforma de buscas, moldando o comportamento dos usuários e a forma como exploram e acessam informações na internet. No entanto, com a ascensão de tecnologias de IA generativa, como o SearchGPT, temos presenciado uma mudança expressiva nesse paradigma. Diferente das buscas tradicionais baseadas em palavras-chave, essa nova ferramenta de IA oferece informações mais diretas, transparentes e contextualizadas.
Para as marcas, essa transformação representa uma oportunidade significativa de se destacarem como autoridade em seu nicho, mas também exige uma adaptação estratégica de SEO e marketing de conteúdo em decorrência de uma nova expectativa do público, que passa a esperar respostas mais personalizadas e detalhadas. O SearchGPT, com a sua capacidade de priorizar informações claras e diretamente relevantes, minimiza a necessidade de realizar buscas por outros sites, o que pode impactar significativamente o alcance e a eficácia das campanhas digitais.
Nesse contexto, as marcas que se dedicarem a criar conteúdos que respondam às necessidades do público, de maneira envolvente e fundamentada, estarão melhor posicionadas no ranking de busca, garantindo maior visibilidade. Além disso, terão a oportunidade de destacar os benefícios agregados a seus produtos ou serviços, podendo impactar diretamente o funil de conversão e, consequentemente, a geração de leads e conversões.
Com base nisso, é importante considerar que os conteúdos online – como blog, descrições de produtos e até posts em redes sociais – devem ser otimizados não apenas para palavras-chave, como já acontece atualmente, mas também para o Processamento de Linguagem Natural (PNL).
Ainda, com a possibilidade de interações dinâmicas com as pessoas pela ferramenta, as marcas devem estar preparadas para responder de forma mais ágil e aprofundar o conhecimento do usuário sem que ele precise sair da interface. Isso tem o potencial de aumentar o engajamento e a confiança na marca, contribuindo para o fortalecimento da conexão e proximidade com o público.
Para maximizar a performance das marcas e das campanhas, será um diferencial aproveitar as oportunidades que surgirem com essa nova tecnologia. Para isso, monitorar de forma constante as atualizações e funcionalidades do SearchGPT, bem como analisar o comportamento dos usuários e as suas intenções de busca na plataforma, proporcionará insights que podem ser integrados às estratégias de marketing.
Com base nesses dados, é possível oferecer uma personalização avançada e uma experiência do usuário aprimorada, com interações ajustadas às necessidades individuais, ações que podem elevar o engajamento e a satisfação do usuário. Ademais, o uso de dados em tempo real permite ajustes contínuos nas campanhas para otimização, que podem agregar maior ROI (retorno sobre investimentos) e resultados, independentemente qual seja o foco da ação.
*Vinicius Oliveira é Coordenador de SEO da Jüssi, e Lucas Amaral Mündel, Gerente de SEO da Jüssi.
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