Publicidade
ARTIGO | Pesquisa de mercado no Brasil: inovações tecnológicas em evidência
06 de Setembro de 2024

ARTIGO | Pesquisa de mercado no Brasil: inovações tecnológicas em evidência

A personalização tem se tornado essencial para uma compreensão mais profunda do mercado

*Por Claudio Vasques

A pesquisa de mercado no Brasil vem passando por atualizações significativas, refletindo a rápida evolução tecnológica e as mudanças no comportamento do consumidor. A pesquisa digital vem se consolidando a cada dia mais, uma vez que grande parte da população já possui um celular com rede móvel e mais de 90% dos domicílios têm acesso à internet no país. Além disso, a expansão do WhatsApp contribuiu de forma considerável para reduzir o uso do e-mail, à medida que o aplicativo se torna a principal ferramenta de comunicação para muitos usuários.

Publicidade

Com o avanço das tecnologias digitais, as metodologias de pesquisa estão mais eficientes e acessíveis, permitindo coletar dados com mais precisão e agilidade, inclusive em tempo real. As empresas estão utilizando ferramentas de big data e inteligência artificial para obter análises mais detalhadas sobre as preferências dos consumidores, sem contar a velocidade que a IA proporciona na execução das tarefas.

Inovação tecnológica

Entre as principais inovações e tendências estão análise preditiva, chatbots de coleta de dados, metodologias ágeis que fornecem feedbacks instantâneos, gamificação, captação multicanal, análise visual de vídeos e imagens enviadas pelos respondentes com o uso de IA, integrações de dados entre redes sociais, analytics e e-commerce, além de realidade virtual para simulação de ambientes, testes de produtos e experiências de compras.

A personalização também tem se tornado essencial para uma compreensão mais profunda do mercado. Por isso, as empresas e instituições de pesquisa estão investindo em metodologias que capturam a diversidade cultural e regional do Brasil, para criar estratégias mais direcionadas e eficazes.

Como eu costumo dizer, é preciso tratar a inteligência artificial como um ser humano e treiná-la assim como você capacitaria um novo integrante de sua equipe. Dessa forma, é possível integrar as novas ferramentas nos processos organizacionais para oferecer análises mais precisas e confiáveis. Isso ajuda a tomar decisões estratégicas que atendam melhor às necessidades desse mercado cada vez mais competitivo.

*Claudio Vasques, CEO e fundador da Brazil Panels, empresa especialista em pesquisa de mercado e marketing full service.

Foto: Freepik

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter