ARTIGO | O Dia Mundial da Internet e a liberdade de aprender

17 de Maio de 2018

por Luiz Alberto Ferla*

Instituído pela ONU em 2005 [1], o Dia Mundial da Internet, 17 de maio, comemora os avanços e apresenta as ações para inclusão digital em todo o mundo. Desde a possibilidade de reunir e organizar multidões em torno de protestos contra regimes ditatoriais [2] até a maior de todas as revoluções, a educação.

 

Dias atrás me deparei com uma antiga entrevista de Isaac Asimov [3]. Para quem ainda não o conhece, ele é um dos mais importantes escritores de ficção científica e autor dos contos que deram origem ao filme Eu, Robô, título que arrecadou 52,5 milhões de dólares em bilheteria no ano de 2004. Asimov publicou e editou mais de 500 livros, deixando uma obra extensa sobre tecnologia, inovação e o futuro da humanidade.

 

Nessa entrevista, concedida em 1988 a Bill Moyers [4], ele fala que, a partir do momento em que cada pessoa tiver um computador em sua casa, ligado a uma grande biblioteca com material de referência sobre assuntos que despertem sua curiosidade, todos irão gostar de aprender. Ainda foi além, ao afirmar que esse aprendizado pode acontecer no ritmo de cada pessoa e em seu próprio tempo.

 

A internet possibilitou muitas conquistas à humanidade, mas nenhuma delas é tão importante quanto a liberdade de aprender. Adaptar a educação às peculiaridades de cada pessoa e democratizar o conhecimento é um avanço que não poderíamos ter alcançado sem a internet.

 

Aos poucos, vamos avançando em nossas ferramentas pedagógicas, que já não abrem mão de incluir o digital na estratégia. Só no Brasil, 64,7% das pessoas com mais de 10 anos acessam a internet e 94,6% o fazem de aparelhos smartphones [5]. Mostrar a elas todo o potencial e as possibilidades que a internet promove é o próximo desafio.

 

A internet, como uma das maiores invenções da história da humanidade, tornou-se um incrível veículo de transformação. No início, uma rede mundial de computadores. Hoje, uma rede mundial de pessoas!

*Luiz Alberto Ferla é CEO e fundador do DOT digital group.

1 - http://dotgroup.com.br/artigo/dia-mundial-da-internet

2 - https://en.wikipedia.org/wiki/Arab_Spring

3 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Asimov

4 - https://billmoyers.com/content/isaac-asimov-part-two/

5 - https://www.tecmundo.com.br/mercado/127430-brasil-116-milhoes-pessoas-acesso-internet-pesquisa-ibge.htm