Publicidade
ARTIGO | Inteligência Artificial como aliada na Educação para a sustentabilidade
15 de Dezembro de 2023

ARTIGO | Inteligência Artificial como aliada na Educação para a sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos maiores desafios do século XXI

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A sustentabilidade é um dos maiores desafios do século XXI e não à toa a pauta tem recebido atenção do mundo todo.

Nesse mês, em especial, o mundo se debruça na 28ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, e conta com a participação de representantes de mais de 200 países.

Publicidade

Um aspecto importante sobre a Conferência do Clima da ONU é o lançamento do primeiro Balanço Global do Acordo de Paris, também conhecido como Global Stocktake (GST). Estabelecido em 2015, o Acordo de Paris é um pacto global, do qual o Brasil faz parte, para evitar um aquecimento do planeta acima de 1,5°C em relação ao período pré-industrial. Para o cumprimento dessa meta, é necessário que sejam adotadas metas nacionais de redução de gases causadores do efeito estufa. Também faz parte do Acordo que nações desenvolvidas ajudem financeiramente as nações em desenvolvimento para alcançar o objetivo coletivo.

Mas afinal, como a Inteligência Artificial (IA) está inserida nesse contexto e de que forma ela pode auxiliar na Sustentabilidade? Em primeiro lugar, vale compreender melhor a definição de IA. Trata-se da inteligência dos computadores, robôs ou outras máquinas que se assemelha com as capacidades humanas. Também é importante pensar que a inteligência artificial não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas um vetor de mudança para um futuro mais sustentável.

O aprimoramento da tecnologia vem revolucionando áreas diversas e, dentro delas, a educação. Existe uma relação direta entre IA e aprendizagem e tratando especificamente da Educação Básica, onde se aprende os alicerces que vão fundamentar as carreiras profissionais, ela tem mais poderes. Poder de transformar o ensino, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos de sustentabilidade. Há empresas de ponta que criam experiências educacionais personalizadas, capazes de enfatizar a importância da sustentabilidade em todos os aspectos da vida.

Refletindo mais a fundo sobre sustentabilidade, a virada de chave no sentido de transformar realidades e de construir um futuro em moldes de qualidade está na associação entre a análise de dados e a promoção da Sustentabilidade. Nesse sentido, a IA pode analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões e tendências em sustentabilidade. Essas análises permitem o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a educação ambiental e para aa conservação de recursos.

Na promoção da consciência ambiental é por meio dela que é possível criar simulações e modelos que demonstram o impacto das ações humanas no meio ambiente, sensibilizando os alunos para as questões de sustentabilidade. A IA também tem a capacidade notável de analisar dados para identificar indivíduos e grupos que necessitam de maior apoio em sua jornada de conscientização ambiental. Por exemplo, ela pode antecipar quem, devido a fatores culturais ou ambientais, pode precisar de mais informações sobre aquecimento global ou poluição dos rios.

Em se tratando da Personalização da Educação Ambiental, além de identificar necessidades, a IA pode personalizar a entrega de informações, adaptando o conteúdo educativo às características de cada indivíduo, de modo a maximizar o impacto e a relevância da educação ambiental. Em linhas gerais, o poder das máquinas fazerem atividades humanas não só é real como pode entregar informações e entender como cada pessoa se conecta a essas informações, promovendo uma atuação ambiental mais sustentável e responsável.

Outro ganho para a Sustentabilidade: a IA também pode otimizar o uso de recursos em ambientes educacionais, reduzindo o desperdício e promovendo práticas mais sustentáveis. Pode ainda ser aplicada para melhorar a eficiência energética e a gestão de recursos nas escolas. Por fim, a inteligência artificial é uma peça fundamental para alcançar um futuro sustentável. Na educação, ela abre caminho para uma nova geração consciente e comprometida com a sustentabilidade.

Por: Felipe Menezes, Diretor de Tecnologia, Inovação e Inteligência Artificial da Max.

Imagem: Unsplash

Publicidade
Publicidade