Publicidade
ARTIGO | Influência das redes sociais na publicidade contemporânea
21 de Agosto de 2023

ARTIGO | Influência das redes sociais na publicidade contemporânea

O surgimento de novos canais de comunicação não é algo novo

Publicidade

As redes sociais promoveram uma nova revolução no modo de fazer publicidade, tornando-a mais direcionada, interativa e envolvente. Elas se tornaram uma parte essencial da estratégia de comunicação para muitas empresas, pela capacidade de alcançar públicos específicos, interagir diretamente com os consumidores e medir o desempenho das campanhas. Mas, também, pela forte presença que têm na vida de grande parte da população, influenciando diversas decisões, inclusive as de compra.

O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais do mundo – atrás da Índia e da Indonésia (de acordo com a Comscore). Também por aqui, 40% da população já foi influenciada por figuras da internet a comprar algum produto (dados da Cadastra). O que sublinha o quanto os influenciadores digitais são importantes aliados das marcas, colaborando na promoção de produtos de maneira autêntica e orgânica.

Publicidade

Mas, em se tratando de direcionamento, essa possibilidade é, com certeza, um dos grandes pontos positivos apresentados por essas ferramentas à publicidade. Com bilhões de usuários ativos, plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e TikTok oferecem às empresas a oportunidade de segmentar audiências específicas com precisão sem precedentes – direcionando anúncios com base em dados demográficos, interesses, comportamentos online e até mesmo localização geográfica, o que garante que alcancem as pessoas certas.

Tal vantagem é possível através do uso de dados de qualidade, obtidos com as próprias redes sociais, e transformados em informações que irão orientar as campanhas publicitárias com base nas necessidades do consumidor e entregá-las onde ele estiver. Além da utilização na pré-campanha, o data-driven permite, ainda, a mensuração precisa do desempenho das ações, para que os anunciantes avaliem o sucesso em termos de alcance, engajamento e conversões, facilitando ajustes.

Com o montante de informações que a internet oferece é possível criar ações muito mais embasadas e assertivas, substituindo estudos que antes levavam muito tempo para serem realizados e tinham, por vezes, no feeling do profissional uma grande aposta. Os dados podem ser, inclusive, ativadores da criatividade, fornecendo insights valiosos para a criação personalizada das campanhas criativas, que contam ainda com a possibilidade de entregar histórias através de foto, vídeo e texto, de forma mais próxima ao público.

O surgimento de novos canais de comunicação não é algo novo. Do impresso à tecnologia, a publicidade sempre precisou se adaptar para chegar ao público e as novidades continuarão abrindo possibilidades criativas e interativas para as campanhas publicitárias. A capacidade de se adaptar a essas transformações é fundamental para as marcas e profissionais que desejam alcançar e envolver de forma eficaz o público-alvo.

Por Fábio Schmitz, sócio e diretor de novos negócios da Seven Comunicação Total

Foto: Freepik

Publicidade
Publicidade