Publicidade
ARTIGO | Desvendando o futuro dos eletrodomésticos: como a Inteligência Artificial já está revolucionando nossas casas
06 de Junho de 2024

ARTIGO | Desvendando o futuro dos eletrodomésticos: como a Inteligência Artificial já está revolucionando nossas casas

A novidade não só economiza tempo, mas também proporciona uma experiência mais personalizada e conveniente

Publicidade

Por Gabriela Potiens*

Quem está por dentro de todas as inovações que o mercado de eletrodomésticos está colocando ao alcance dos consumidores, já sabe: estamos tendo o privilégio de testemunhar em primeira mão a transformação que a inteligência artificial está trazendo para os lares brasileiros. Com a introdução de novos recursos de inteligência em produtos conectados, os eletrodomésticos das novas gerações estão se tornando verdadeiros aliados na simplificação das tarefas domésticas.

Publicidade

Os mais recentes lançamentos para lavanderia, por exemplo, são um ótimo retrato dessa revolução. Equipados com sensores avançados de IA e diversos outros recursos inteligentes, eletrodomésticos como lavadoras e secadoras mais modernos aprendem com o usuário, otimizando cada ciclo de lavagem e secagem, detectando tipo e peso dos tecidos, nível de sujeira na água e distribuição do sabão e amaciante de forma automática para maximizar a eficiência e minimizar o desperdício.

A integração com um ecossistema completo de casa inteligente permite ainda que os consumidores controlem seus eletrodomésticos de forma remota, recebendo notificações sobre o status das tarefas e acessando dicas úteis para melhorar o desempenho. Isso não só economiza tempo, mas também proporciona uma experiência mais personalizada e conveniente.

Além de se adaptar aos hábitos dos usuários, os equipamentos com IA podem até mesmo prever suas necessidades – seja ajustando automaticamente a temperatura e umidade das roupas no tambor, ou adaptando o processo de secagem à temperatura ideal como forma de economizar tempo e prolongar a vida útil de todos os tipos de tecido. A IA segue tornando nossas vidas mais fáceis e eficientes.

À medida que continuamos a inovar e explorar novas possibilidades, estamos apenas começando a entender todo o potencial que a inteligência artificial pode alcançar para facilitar nossas vidas. Estou animada para ver como essas tecnologias continuarão a evoluir, transformando nossas casas em espaços mais inteligentes, conectados e intuitivos.

*Gabriela Potiens é gerente de produtos de Home Appliances da Samsung Brasil.

Foto: Freepik

Publicidade
Publicidade