O que está acontecendo: o Facebook está restringindo o alcance orgânico das páginas em torno de 1%. Como nem todas as empresas têm condições financeiras de ficar pagando os posts, pequenos negócios e instituições sem fins lucrativos, por exemplo, estão reavaliando se vale a pena mesmo continuar na rede social em questão e estão mudando seu foco para outras plataformas.
Já os adolescentes, estão cansados de tanta publicidade e da presença da família (pais e outros parentes), na rede social que acreditam que deveria se restringir a pessoas de sua idade, seus amigos. Segundo uma pesquisa da iStrategy Labs, mais de 3 milhões dos adolescentes abandonaram o Facebook desde 2007. E aquilo que os incomodam, pessoas mais velhas que eles, com mais de 55 anos, aumentou 80,% a incidência.
Mas se é sabido que os adolescentes estão constantemente conectados, mantendo contato com seus amigos, e não estão no Facebook, onde eles estão? De acordo com The Next Web, eles foram para o Twitter, Tumblr, Snapchat e Instagram. Portanto, quem quiser anunciar, é bom saber que não se deve dar toda a atenção ao Facebook. Essas redes sociais vêm crescente muito nos últimos anos.
Será que o Facebook tornar-se-á obsoleto algum dia? Para o The Next Web, não. Eles dizem que a base do Facebook de mais de 1 bilhão de usuários, a habilidade de direcionar precisamente anúncios, e o Facebook Conect – que habilita o acesso à rede social em outros sites – continuam sendo pontos fortes e que estes garantirão o sucesso da rede social ainda por um tempo.
Para saber mais detalhes sobre isso, leia a matéria na íntegra aqui (em inglês).