Publicidade
A importância da tecnologia para a administração de empresas
31 de Janeiro de 2022

A importância da tecnologia para a administração de empresas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Guilherme da Luz 31 de Janeiro de 2022 | Atualizado 31 de Janeiro de 2022

A importância da tecnologia para a administração de empresas é algo que não pode ser menosprezado. Afinal de contas, ela atua até mesmo em áreas que muitas pessoas não acreditam que haja margem para a sua presença ou que ela não seja necessária. Isso sem falar no apoio que ela dá aos gestores, especialmente em uma economia competitiva e hostil como a do Brasil.

Para se ter uma ideia, 99% de todas as empresas no país são micro ou pequenos negócios, que são naturalmente mais vulneráveis do que grandes empreendimentos. Além disso, 60% de todas as Pessoas Jurídicas deixam de existir em 5 anos de atuação, o que mostra o altíssimo nível de falência do nosso país no curto prazo — antes mesmo de conseguirem se estabilizar, os negócios estão fora do jogo.

Publicidade

E aí, quer entender melhor a importância da tecnologia para a administração de empresas nesse cenário? Então siga a leitura abaixo com atenção!

A importância da tecnologia para a administração de empresas: 5 pontos

1. Valorização

Você sabe como calcular o valor da sua empresa? Entende o que faz com que o seu negócio seja mais valioso ou menos valioso? Se não sabe nada disso, a sua gestão está ligeiramente inadequada. Afinal de contas, não é necessário entender o valor do seu negócio todos os dias, mas é vital compreender o que faz com que ele aumente ou diminua para poder gerir a sua empresa de modo a aumentar sua valorização.

Hoje em dia, a tecnologia pode ser empregada na avaliação de empresas de várias formas. O principal exemplo é a plataforma de valuation Valutech, que é especializada em pequenas e médias empresas e ajuda esses negócios (a maior parte no Brasil) a entender como se valorizar de maneira mais significativa. Assim, a gestão dessas empresas é facilitada e o risco de fracassar é menor.

2. Facilidade de gestão

A tecnologia ajuda muito na gestão de empresas. O que antigamente exigia 2, 3 pessoas para fazer, hoje em dia pode ser executado por 1 apenas com o uso de softwares específicos.

Com o uso de ferramentas tecnológicas, um gestor pode controlar dados, ter acesso a relatórios em tempo real sobre a produtividade e o faturamento da empresa, consegue analisar informações, registrar o fluxo de caixa, acompanhar sua projeção de contas a pagar e a receber. Enfim, dá para fazer de tudo com a tecnologia.

Isso é essencial para que pequenos negócios e startups possam progredir financeiramente, sem precisar contratar mais mão de obra no começo e atuando de forma mais enxuta enquanto o faturamento está mais baixo.

3. Menos erros

O uso de tecnologia permite que a empresa possa ser gerida com menos erros e problemas. Por exemplo, antigamente era muito comum anotar números errados em um livro de caixa, por causa da correria na administração de um negócio.

Isso era, então, corrigido em processos um pouco complexos ou geravam problemas ainda maiores para a empresa, que tinha uma falha em seu livro caixa, as contas não batiam e os problemas eram comuns.

A tecnologia não comete erros por distração ou sobrecarga. Ela pode até errar, ok, mas normalmente é por causa da operação humana ou por falha no seu código. Fora isso, a quantidade de erros de gestão é zero, trazendo benefícios para todo o tipo de empresas.

4. Mais opções para a equipe

Hoje em dia, as empresas atuam com alto nível de profissionais em Home Office, pela pandemia. Isso se tornou mais facilitado por causa do uso de ferramentas tecnológicas, ajudando os gestores a controlar o trabalho feito e a garantir o bom andamento da empresa.

Além disso, as ferramentas tecnológicas garantem que as empresas (especialmente startups), possam ter funcionários trabalhando em vários lugares do país sem dificuldades. Isso é especialmente útil para agências de marketing e muitos outros negócios que precisam de talento específico, mas que encontram dificuldade para achar profissionais em uma mesma cidade.

5. Mais chances de crescer

No geral, como vimos, a tecnologia facilita para que as empresas possam crescer, especialmente aquelas que costumam ter dificuldade para conseguir clientes no início. Poupando recursos na contratação de profissionais, permitindo achar talentos em vários lugares do Brasil, entendendo o que se valoriza em um negócio e gerindo tudo à distância, sem erros, as empresas podem ultrapassar aquela barreira negativa de 5 anos e navegar rumo a um crescimento mais estável e sólido.

Pronto! Agora que você já entende a importância da tecnologia para a administração de empresas e viu em quantas áreas diferentes ela pode ser colocada em prática, o melhor a fazer é começar a adotar soluções tecnológicas em seu negócio. Afinal, esses benefícios todos não são direcionados para a empresa dos outros, mas para a sua também, claro.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo contando alguma história que a sua empresa já teve com o uso de tecnologia!

 

Foto do topo do Pixabay – Ronald Candonga.

Publicidade
Publicidade