Publicidade
A IA fornece resultados comerciais, mas leva ao esgotamento, revela pesquisa
07 de Janeiro de 2025

A IA fornece resultados comerciais, mas leva ao esgotamento, revela pesquisa

O entusiasmo em torno da adoção da IA ​​diminuiu, mesmo com o aumento do ROI.

Apesar de gerar ROI em diversas áreas de negócios, como inovação de produtos e satisfação do cliente, a adoção de IA está levando ao esgotamento dos funcionários e até mesmo adicionando uma carga às cargas de trabalho diárias, de acordo com uma pesquisa com líderes empresariais dos EUA realizada pela consultora EY.

Por que a adoção da IA ​​é importante

A IA tem sido promovida como um meio pelo qual as empresas serão capazes de aumentar seus níveis de produtividade em tarefas mundanas ou repetitivas, o que por extensão dará aos funcionários mais tempo para se concentrar em coisas como criatividade ou estratégia. E isso tem o objetivo de dar aos primeiros adeptos uma vantagem competitiva. Ou assim diz o argumento.

Publicidade

A verdade — pelo menos de acordo com a pesquisa Pulse da EY — acaba sendo mais complexa. Líderes empresariais veem riscos, e parece haver uma lacuna entre as ambições de pessoas em posições de liderança e aquelas que precisam usar a tecnologia em seus trabalhos diários. Muitos, de fato, estão relatando esgotamento e menor entusiasmo.

Pelos números

Uma pesquisa com 500 executivos de negócios dos EUA em vários setores foi realizada em duas ondas, duas vezes em 2024, com seis meses de intervalo. Aqui estão algumas conclusões:

  • 50% disseram que o entusiasmo em torno da adoção da IA ​​diminuiu, mesmo com o aumento do ROI.
  • 53% disseram que os funcionários estão se sentindo “sobrecarregados ou exaustos” pelo fluxo de informações de IA, e 65% lutam para manter seus funcionários motivados para usá-la.
  • 54% sentem que estão falhando como líderes quando se trata de adoção de IA – uma visão mais fortemente defendida entre vice-presidentes seniores e executivos (61%) do que entre a alta gerência (47%).
  • 80% se sentiriam mais confortáveis ​​usando IA no trabalho se tivessem mais oportunidades de treinamento e qualificação.
  • Líderes seniores têm mais probabilidade de ver um ROI positivo de seus investimentos em IA [veja a imagem] se eles representarem 5% ou mais de seu orçamento total.

Colocando para funcionar

As descobertas da EY ecoam as de uma pesquisa da Upwork com 2.500 funcionários, freelancers e executivos no início deste ano, conforme relatado pela Worklife , publicação irmã da Digiday. Oitenta por cento dos que usam IA para seus empregos disseram que isso aumentou sua carga de trabalho e prejudicou a produtividade.

No entanto, os profissionais de marketing estão otimistas sobre a tecnologia, descobre a WARC: 58% dos entrevistados para o Marketer’s Toolkit 2024 disseram que planejavam usar o GenAI. Entre os usos citados, a redação e o resumo de grandes blocos de texto ficaram em primeiro lugar. Para entender melhor como empresas como Heinz, Coca-Cola e elf Cosmetics usaram a IA, consulte o guia da WARC sobre o assunto.

Enquanto isso, a EY sugere explorar parcerias e alianças em tempos de orçamentos apertados e tornar o treinamento e a comunicação em IA algo que valha a pena para os funcionários.

Fonte: EY, Worklife, WARC – [Imagem: EY]

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade