A dúvida e a ansiedade típicas do momento da escolha da profissão deixam muitos jovens paralisados. Aproveitando essa analogia, a SPR propôs uma estratégia ousada e disruptiva no mercado da comunicação no Brasil para a campanha de vestibular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Com o conceito “Coragem é estar presente”, a campanha convida os jovens a se libertarem dessa referência aparente aos cágados, tirarem o peso das costas (semelhante a um casco, enorme e pesado) e terem coragem para se realizar em uma das melhores universidade privadas do país.
A ação publicitária é um convite divertido e provocativo para que os aspirantes a uma vaga na universidade tirem o peso das dúvidas das costas e venham para um ambiente onde possam desenvolver a sua melhor versão. O principal desafio foi buscar uma comunicação que se conectasse profundamente com o público jovem, e que fosse autoral e verdadeira, capaz de ser notada em um mercado competitivo como é o da educação.
Fábio Henckel, diretor de criação da SPR afirma que, “A liderança criativa desta campanha da Unisinos reflete a postura corajosa e inspiradora que a instituição assume ao convocar seu público a acreditar na força interior de cada um. Em um período marcado por angústias e medos, a saída do Ensino Médio e a entrada em uma nova fase é um grande desafio para todos. Elogio a equipe de marketing do cliente, que se recusou a seguir fórmulas repetitivas, optando por um caminho de audácia e originalidade. Apostamos na ilustração como uma ferramenta capaz de contar uma história complexa e, ao mesmo tempo, inspirar através de um visual rico e artístico. A mistura inovadora de técnicas do 3D para o 2D, que simula proporções realistas e conecta-se à realidade da universidade, é um exemplo dessa ousadia”, ressalta Henckel. “Essa comunicação é um passo audacioso, onde a Unisinos lidera a inovação no setor e inspira uma nova geração a acreditar em si mesma. Estou extremamente orgulhoso do que alcançamos juntos e acredito que a campanha ressoará profundamente com nossa comunidade e além”, complementa o diretor de criação da SPR.
Denis Alessandro da Silva, diretor de Marketing e Relacionamento da Unisinos e defensor da criatividade como diferencial estratégico das marcas, ressalta que a agência deve ser um parceiro estratégico, com a missão de promover a arte, provocar reflexões e conectar-se profundamente com o cliente e seu público. “Meu papel é sempre buscar um caminho que fuja do padrão do setor, e quando vi a proposta criativa apresentada, aprovei na hora. Lembro-me de uma campanha da SPR para a Meber Metais que também seguia essa linha inovadora. Para esta campanha de vestibular da Unisinos, acredito que conseguimos tocar os jovens em um momento crucial: a decisão de ingressar na universidade”, afirma.
Confira o filme da campanha abaixo:
Ficha técnica:
Campanha: Coragem
Anunciante: Unisinos
Agência: SPR
Peças: Filmes de 60″ e 30″, jingle, anúncios para mídia impressa, OOH e mídia digital
Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Operações: Giorgia Antunes Lorenz
Diretor de Criação: Fábio Henckel
Gerente de Criação: Cléber dos Anjos
Gerente de Atendimento: Barbara Vellwock
Atendimento: Bruna Rodrigues
Gerente de Planejamento: Guilherme Bueno
Planejamento: Matheus Sesterhenn
Direção de Arte: Cleber dos Anjos e Felipe Serafim da Costa
Redação: Fábio Henckel e Jeverson Senger
Arte-Finalização: Joel Nunes
Produção: Luana Ramos e Marina Persch
Head de Performance Digital: Fabio Schünke
Head de Estratégia Digital: Christian Schünke
Produtora de Animação: Dr.Smith!
Diretora: Alice Machado
Diretor de Animação 3D: Juliano Rybarczyk
Animatic: Alice Machado
Modelagem 3D: Rodrigo Guimarães
Rigging: Gugapixel
Animação 3D: Rodrigo Guimarães e Artur Kerschner
Animação 2D: Tadao Miaqui
Composition: Juliano Rybarczyk
Lookdev: Juliano Rybarczyk
Direção de Arte / Concepts: Iata Andersen
Ilustrações: Deivy Costa
Atendimento: Rosângela Catalan Barreto
Áudio: Batuque
Produção Musical e Direção Musical: Henrique Kunz Neto
Copes e Atendimento: Daniela Camaratta
Aprovação do Cliente: Denis Alessandro Azevedo da Silva