O comando da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), que tinha à frente o ministro e deputado federal Paulo Pimenta passa a contar com um profissional de marketing, Sidônio Palmeira, que foi o coordenador da campanha de Lula em 2022.
“O presidente quer ter à frente da SECOM uma pessoa que tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho”, informou Paulo Pimenta, que é jornalista e técnico agrícola formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É o deputado federal mais votado do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (PT/RS) nas últimas quatro eleições para a Câmara Federal. Horas depois da notícia da troca, Pimenta fez postagem nas redes sociais exaltando o presidente.
Novo comandante da SECOM
“O nosso desafio é que expectativa, gestão e percepção popular fiquem equilibradas”, falou Palmeira a jornalistas. Ele também chamou a estratégia atual do governo nas redes sociais de ‘analógica’.
O publicitário baiano Sidônio Palmeira tem larga experiência em Marketing Político. Sua formação acadêmica é a engenharia. Aqueles que convivem profissionalmente com ele o consideram discreto e pragmático. Ele atua há mais de 30 anos com marketing político e foi o responsável por campanhas vitoriosas de Jaques Wagner e Rui Costa ao governo da Bahia.
Sua experiência política começou como líder estudantil na Universidade Federal da Bahia. Foi vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes, entre 1981 e 1982, em chapa ligada ao PCdoB, junto com a hoje deputada federal Lídice da Mata (PSB).