26-10-05 – Durante 15 dias AcontecendoAqui publicou, em dias alternados, o perfil de cada um dos agraciados com o Troféu Sapesc de Contribuição à Atividade Publicitária. Trata-se de um dos principais eventos do meio publicitário catarinense, que em sua segunda edição estará homenageando os profissionais e respectivas empresas. Essas matérias contaram com o apoio da jornalista Débora Almada, da Estratégia Comunicação, de Florianópolis.
Confira a seguir o perfil dos sete homenageados pela
Pedro Sirotsky
11-10-05 – O empresário José Pedro Pacheco Sirotsky, que no dia 26 será agraciado com o Troféu Sapesc de Contribuição à Atividade Publicitária, nasceu em Porto Alegre, em 19 de outubro de 1956. ?? acionista e vice-presidente do grupo RBS, fundado em 1957 por seu pai, Maurício Sirotsky, e controlador de 17 emissoras de TV, 26 emissoras de rádio AM e FM, 6 jornais diários e um portal na Internet.
Pedro Sirotsky cursou Administração e Marketing no Japão e na Europa. Nos Estados Unidos, onde residiu em 1987, estudou na Universidade de Claremont, no Peter Drucker Management Center. Foi presidente do Fórum de Integração do Cone Sul de 1992 a 1997, constituído por entidades de marketing da Argentina, do Uruguai, Paraguai e Brasil.
Organizou e presidiu três congressos de Marketing do Cone Sul. Participa de diversas entidades associativas e profissionais, entre as quais a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), a Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil (ADBV SC e SP), a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação Junior Achievement, é membro do Conselho Consultivo e do Comitê de Marketing da WWF-Brasil e presidente da Associação Israelita Catarinense.
Raul Isac Araújo
14-10-05 – Estamos publicando hoje a segunda parte, de um total de 7, do Especial Troféu Sapesc, um dos principais eventos do meio publicitário catarinense, que em sua segunda edição estará homenageando os profissionais e respectivas empresas
Perfil Raul Isac Araújo
O argentino Raul Isac Araújo veio para o Brasil em 1952, com apenas 16 anos. Começou sua carreira profissional como assistente de câmera e participou como diretor, assistente de direção e montagem e produtor de inúmeros filmes nacionais de longa-metragem. Seu nome é citado em várias publicações sobre o cinema nacional.
Em 1972, veio para Santa Catarina, onde, junto com Saulo Silva e Emílio Cerri fundou a Quadra Som + Imagem + Comunicação Ltda, que então era produtora de filmes comerciais. Sob sua direção, foram produzidos os primeiros comerciais para televisão em Santa Catarina. Em 1985, com Emílio Cerri, fundou a SC Serviços de Comunicação Ltda.
Atualmente, é produtor eletrônico da ??ngulo Propaganda.
Antônio Carlos Loução
17-10-05 – Loução é um dos responsáveis pelas ações de prospecção e consolidação da cerâmica Eliane em novos mercados, que transformou a companhia de Cocal do Sul, no sul do estado, em líder nacional nas exportações de revestimentos.
Funcionário da Eliane Revestimentos Cerâmicos desde 1976, Antonio Carlos Loução, outro dos homenageados com o Troféu Sapesc de Contribuição à Atividade Publicitária, assumiu a diretoria comercial e de marketing da empresa em 1997. Desde então, é um dos responsáveis pelas ações de prospecção e consolidação da cerâmica em novos mercados, política que transformou a companhia de Cocal do Sul, no sul do estado, em líder nacional nas exportações de revestimentos.
No ano passado, as vendas externas da companhia renderam US$ 67 milhões, quase 20% do faturamento das exportações do país no segmento. O resultado ajudou a empresa a fechar o ano com faturamento de R$ 556 milhões, uma expansão de 13,8% na comparação com o ano de 2003.
Além da experiência prática, Loução, que também é responsável pela área de logística da companhia, aprimorou os conhecimentos em gestão com uma série de cursos. Graduado em administração, fez MBAs em marketing, gestão empresarial e gestão de comércio exterior pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é membro do Conselho Administrativo da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer) e da Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat)
Sylvio Victorino e Joceli da Cruz da Editograf
20-10-2006 – O primeiro fotolito catarinense ninguém esquece. E os sócios Sylvio Victorino e Joceli da Cruz têm muita história pra contar sobre esse segmento. Especialmente sobre os primórdios da propaganda catarinense. Foram eles que trouxeram para a Capital a primeira gráfica com impressão off set da região. O primeiro fotolito do estado foi feito na Editograf, na década de 80.
Fundada há 32 anos, a gráfica faz parte da história do mercado publicitário catarinense por ter proporcionado qualidade gráfica aos trabalhos das agências locais, numa época em que a maioria destes trabalhos precisava ser finalizada em outros estados.
De 1990 a 1993, Sylvio Victorino presidiu a seção regional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Regional de Santa Catarina). O reconhecimento ao trabalho de 32 anos de Sylvio e Joceli será feito durante a entrega do Troféu Sapesc, dia 26, num jantar de adesão no Lira Tênis Clube.
Reconhecimento à Universidade que mais forma publicitários no Estado
21-10-05 – Na segunda edição do Troféu Sapesc de Contribuição à Atividade Publicitária, a entidade decidiu fazer uma homenagem especial à Unisul, representada pelo reitor Gerson Luiz Joner da Silveira. A homenagem, segundo o presidente do Sapesc, Saulo Silva, é mais que justa. Afinal, diz, ???todo ano a Unisul forma cerca de 80 novos publicitários???. E Gerson tem sido rigoroso, nisso: exige dos Cursos de Comunicação da Unisul ??? o de Tubarão e o da Pedra Branca ??? excelência no ensino, formação de profissionais capazes de pensar a comunicação, sobretudo neste momento em que ela passa por profundas e rápidas transformações. E de exercê-la a partir de irremovíveis princípios éticos.
Mas não é só: a Unisul é, entre as Universidades do Estado, aquela que vem, há mais tempo, prestigiando a propaganda. Primeiro, porque tem sido, ao longo do tempo, a que mais investe. Segundo, porque só faz isso através de suas duas agências de publicidade. E Gerson Jones da Silva é intransigente nisso: não admite sequer a hipótese de passar por cima de suas agências, seja qual for a iniciativa que se tome na área da comunicação de marketing.
O reitor da Unisul, que receberá o prêmio, é formado em Direito e Especialista em Administração Universitária e Desenvolvimento Organizacional. Exerce o segundo mandato como reitor (2001/2009), tendo sido vice-reitor de 1993 a 1997. ?? professor titular de Direito Administrativo, Direito Tributário e Legislação Social da Unisul e vice-presidente para o Brasil da OUI (Organização Universitária Interamericana).
Evilásio Vieira
24-10-05 – Natural de Indaial, no Vale do Itajaí, Evilásio Vieira viveu a maior parte da sua vida em Blumenau, onde fundou em 1958 a Rádio Nereu Ramos, uma das maiores emissoras de rádio de Santa Catarina, com 25 kw de potência e abrangendo grande área geográfica.
Na carreira política, galgou vários postos, chegando a prefeito de Blumenau em 1969 e senador da República em 1974. Lazinho, como era conhecido, foi um dos grandes incentivadores da criação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Presidiu a extinta Sudesul e foi secretário estadual da Indústria, Comércio e Turismo.
Helmut Ernesto Fallgatter
25-10-05 – Nascido em Curitiba em 1909, Helmut Ernesto Fallgatter dedicou grande parte de sua vida aos esportes e à Sociedade Ginástica de Joinville, cuja sede foi construída num de seus sucessivos mandatos como dirigente. Durante 30 anos, dirigiu também a Drogaria Catarinense, a maior rede privada de farmácias do Estado.
Em 1956, Fallgatter assumiu o controle do Jornal A Notícia, sendo responsável pelo processo de modernização que elevou o veículo à condição de um dos mais respeitados do país, motivo pelo qual está sendo homenageado pelo Sapesc. Em 1960, afastou-se da vida empresarial para assumir a Prefeitura de Joinville, que comandou de 1961 a 1965. Faleceu em 2000.